Conectar cartão de memória na placa mãe

Tenho um cartão de memória de 32GB classe 10 e tive a ideia de instalar o sistema operacional nele e assim usá-lo como se fosse um SSD. Porém, eu sei que se eu conectar ele no PC pela entrada USB não vai ser o ideal, por conta da velocidade, e ainda mais porque meu PC não tem entrada USB 3.0.
Então, eu gostaria de saber se teria como eu conectar o cartão de memória direto na placa mãe, se existe algum adaptador pra isso. Pesquisei na internet e só achei resultado de adaptador USB e leitor de cartão. Vocês sabem se existe isso que eu tô procurando?
E será que valeria a pena, se seria mais rápido que o HD?

1 curtida

Olá @Thiago12. Tem algumas alternativas “PCI sd card” e “Daugtherboard”. Placa pci é mais prática, tem modelos que você consegue conectar 2 cartões de memórias. A Daughterboard é mais técnica, especifica para servidores, mas dependendo da placa mãe da para instalar ela. Eu fiz um procedimento destes com um laptop antigo single core e o laptop ficou melhor que antes com o hd tradicional.

Curiosidade, isso me lembrou o modelo da Gigabyte, chamado de I-RAM usava memórias DDR2 e transformava em “SSD” numa placa PCI. Energia e Bottleneck inviabilizaram o projeto.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Direto na placa mãe, não. Sempre haverá um dispositivo para fazer essa ponte, seja ele PCI-E ou USB (ou centenas de outros métodos bem pouco utilizados atualmente). Mesmo os notebooks que tem o leitor de cartão integrado, fazem isso usando um dispositivo adaptador.

Se o seu cartão possui classe 10, provavelmente tem velocidade de gravação em 10 MB/s e o ideal seria você medir a velocidade de leitura. A interface USB 2 possui velocidade máxima teórica de 60 MB/s. Os melhores cartões e mais recentes chegam a 100 MB/s. Embora você possa até dobrar a velocidade de leitura, a velocidade de gravação que vai ser o gargalo da sua instalação, ficando mais devagar do que gravar em HDD.

Rompendo essa barreira, você cairá na próxima que é saber se sua placa mãe suporta a inicialização através de cartão SD no dispositivo que você escolheu. No geral elas não são compatíveis e vc vai precisar de um pendrive ou disco para instalar o GRUB e a partição /boot, para daí poder instalar o seu linux. Enfim, um longo caminho de aprendizado!

O jeito mais fácil (e que mesmo assim é difícil) é continuar com o seu HD e usar o cartão SD como dispositivo de cache, através da instalação via dispositivo BCACHE Bcache - ArchWiki ou LVM cache LVM - ArchWiki . Nesse caso o módulo que vai gerenciar as escritas e leituras, otimizando a leitura para o cache do cartão SD, e na escrita sequencial escrevendo direto no disco.

Resumindo, jeito tem, mas pra ficar bom vai dar trabalho.

4 curtidas

Achei bem interessante essa alternativa. Eu dei uma pesquisada sobre isso e achei alguns dispositivos adaptadores de cartão micro sd para slot PCI. Porém, pelo preço eu acho que não vale a pena, pois incluindo o preço do frete já fica quase o preço de um SSD mais barato, e se eu procurar em uma loja aqui na minha cidade seria bem mais caro que pela internet.

1 curtida

@Deleterium É, considerando isso, acho que não vale a pena mesmo.

Vou dar uma olhada nisso. Obrigado.

Tem sim ! é só comprar esse adaptador:

Adaptador
Custa em média (R$ 70 a 120) [[ ONDE COMPRAR ]]

2 curtidas