Conectando seu instrumento musical MIDI ao Ardour e JackAudio

Como instalar o Ardour e o servidor de som Jack, e fazê-los funcionar com um teclado controlador ou qualquer outro instrumento MIDI/USB no Ubuntu, Mint e derivados? É facin’…

Há algum tempo atrás comprei um teclado musical e estava tentando conectá-lo ao Ardour, procurei por tutoriais de como fazer isso em vários, se não muitos lugares, e não encontrei nenhum tutorial completo de como realizar o procedimento no Ubuntu/Linux Mint. Depois de muita pesquisa, muita tentativa e erro consegui encontrar a forma de como fazer isso, por isso decidi postar aqui qual é o procedimento para ter o seu instrumento musical MIDI/USB conectado e funcionando com o Ardour e o Jack.

1 - O primeiro passo é instalar os repositórios do KX Studio, para fazê-lo, basta executar os seguintes comandos no seu terminal:

“sudo apt install apt-transport-https software-properties-common wget”

“wget https://launchpad.net/~kxstudio-debian/+archive/kxstudio/+files/kxstudio-repos_9.5.1~kxstudio3_all.deb

“sudo dpkg -i kxstudio-repos_9.5.1~kxstudio3_all.deb”

“sudo apt-get install libglibmm-2.4-1v5”

“wget https://launchpad.net/~kxstudio-debian/+archive/kxstudio/+files/kxstudio-repos-gcc5_9.5.1~kxstudio3_all.deb

“sudo dpkg -i kxstudio-repos-gcc5_9.5.1~kxstudio3_all.deb”

“sudo apt update”

“sudo apt install ardour qjackctl alsa-firmware-loaders”

Lembre-se de retirar as aspas. =)

2 - Ok, agora vamos criar um arquivo de texto. Primeiro utilize o seguinte comando:

“sudo nano /etc/security/limits.d/99-realtime.conf”

Uma vez executado esse comando uma tela (quase) vazia será exibida, então utilize as teclas Ctrl+Shift+V para colar as seguintes linhas dentro do arquivo:

@realtime - rtprio 99
@realtime - memlock unlimited

Agora um Ctrl+O seguido de um “Enter” para salvar.

Então basta fechar o editor de texto utilizando Ctrl+X.

3 - Mais um pouquinho de copiar e colar, execute os seguintes comandos:

“sudo groupadd realtime”

“sudo usermod -a -G realtime username” (Substitua “username” pelo seu nome de usuário do sistema)

4 - Encerrar a sessão ou reiniciar a máquina.

5 - Agora vamos configurar o Jack para que reconheça o seu instrumento musical MIDI/USB.

Primeiro plugue o seu teclado MIDI/USB no seu PC, então ligue-o. Em seguida abra o qjackctl (basta pesquisar “jack” no seu menu de aplicativos que o ícone do mesmo deve aparecer). Agora clique em “Start” e depois em “Connect”. Na aba “Alsa” o seu dispositivo deve estar na lista como na imagem abaixo:
Screenshot_20180930_144014
Screenshot_20180930_144220

Então verifique se o seu teclado está aparecendo também na aba “Midi”, se não estiver (como é o meu caso),
Screenshot_20180930_144230
Faça o seguinte:
Feche a janela “connections”, clique em “Stop” e depois em “Setup”. No campo “MIDI Driver” selecione “raw”, dê OK, clique novamente em “Start” e volte em “Connections” na aba “MIDI” para ver se o dispositivo apareceu.


Screenshot_20180930_144318
No meu caso, agora o dispositivo está aparecendo na aba “MIDI”, mas caso o seu não apareça, volte e no campo “MIDI Driver” selecione a opção “seq”.

Bom, como o meu Teclado está aparecendo na aba MIDI ,significa que está tudo pronto para que o Ardour o reconheça.

6 - Essa parte é opcional, mas recomendada. Vou apenas instalar alguns plugins para se utilizar com um teclado controlador no Ardour. Execute o seguinte comando:

“sudo apt install calf-plugins fil-plugins so-synth-lv2 swh-lv2 tap-plugins synthv1 zynaddsubfx yoshimi amsynth”

7 - Agora está tudo pronto, então bora testar essa bagaça!

Abra o Ardour, ao executá-lo pela primeira vez aparecerão as seguintes janelas:



Na primeira janela apenas clique “Avançar”, na segunda janela selecione a pasta em que o Ardour irá salvar os seus projetos e avance. Em seguida clique em “Scan for Plugins”, aguarde e clique em “Aplicar”.

Depois escolha qualquer nome para a sua sessão (No meu caso é “Teste”) e clique em “Abrir”.
Em “Sistema de Áudio” selecione “Jack”.



Em seguida clique em “Connect to Jack” e pronto! O Ardour está aberto! Agora clique em “Mesa de som”, clique com o botão direito na área vazia, selecione “Trilhas de Midi”, em “Instrumento” selecione o que você quiser (No meu caso o ZynAddSubFX), clique em “Add and Close”.


Agora clique em “Entrada para MIDI” (Conforme imagem abaixo) e selecione o seu teclado controlador.

Pronto! Agora é só se divertir e gravar suas performances like a boss!

4 curtidas

Essas configurações de rtprio e memlock não são necessárias quando você adiciona o repositório do KXStudio, o Jack que vem de lá já tem esses parâmetros embutidos através de outros arquivos.

E já que você adicionou o repositório do KXStudio, é bem mais vantajoso usar o Cadence ao invés do QJackCTL, além de ter mais recursos de configuração, eu acho ele mais intuitivo.

Outro lance importante é você instalar o pacote alsa-firmware-loaders, pra ter maior compatibilidade de drivers com interfaces de áudio(e controladores MIDI também).

Entendi. Bom, seguindo exatamente esses passos do meu post ficou tudo funcionando certinho aqui, sem os parâmetros “rtprio” e “memlock” meu teclado não foi reconhecido pelo Ardour.

Quanto ao Cadence, nunca usei, mas vou testá-lo. Também acho o qjackctl um pouco confuso, seria bom ter uma alternativa melhor e mais intuitiva.

Quanto ao pacote “alsa-firmware-loaders”, eu nunca instalei e funciona direitinho aqui, mas é bom saber disso, talvez outra pessoa com outro dispositivo tenha problemas de compatibilidade. E mesmo assim vou instalá-lo, só pra deixar tudo “redondinho”.

Obrigado Raul, pelas dicas e complemento ao post!

Os parâmetros rtprio e memlock não tem correlação com a detecção de dispositivos dentro do Ardour, talvez você tenha mudado mais alguma coisa no processo e não se deu conta, acabou fazendo essa associação baseada nos seus resultados.

Esses parâmetros estão relacionados à execução do Jack com preempção em tempo real, sem eles, o Jack não pode ser executado no modo RT.

Eu fiz questão de comentar, porque já lido com áudio no Linux há bastante tempo e acho válido reforçar postagens como a sua, porque tem pouca gente falando sobre isso por aí.

Como última dica, recomendo você testar o Tracktion, ou o REAPER, que são bem superiores ao Ardour em número de recursos.

Com certeza foi muito bom tu ter comentado, e com certeza tem muito pouca gente falando sobre isso, infelizmente.

Inicialmente eu era um cara que tinha acabado de comprar um teclado controlador e queria utilizá-lo no Linux, mas não encontrei nenhum tutorial com um passo a passo de como fazer isso. Encontrei apenas muitas informações fragmentadas e demorei bastante para conseguir fazer funcionar. Com “funcionar” quero dizer que o meu objetivo era conectar o teclado no Ardour (ou programa semelhante) e gravar minhas performances. Como vi que não tinha nenhum tutorial para que alguém (como eu) que não é profissional/expert na área consiga realizar o procedimento, decidi fazer esse com o passo a passo de o que foi necessário para que funcionasse. Então por fim, é muito bom que alguém que entenda do assunto venha dar dicas, que são uma coisa bem escassa se tratando deste assunto. Obrigado!

E quando ao Cadence, Tracktion e Reaper, nunca usei nenhum deles, mas vou testar.

1 curtida

Tô pra começar a fazer postagens a respeito disso no meu blog do Medium, mas ainda tenho outros programas na fila, segue lá…

https://medium.com/@rauldipeas

1 curtida

quando eu plugo a M-audio fast track pro além de não funcionar, não consigo nem abrir o gerenciador de áudio… o que posso fazer?

Linux mint 19.1 Cinnamon

Você precisa adicionar o repositório do KXStudio e instalar o alsa-firmware-loaders.

Estou com um problema diferente, utilizo o Mint Cinnamon 19.1. O jack sumiu dos meus aplicativos. Já tentei tentei desinstalar e instalar novamente. No terminal aparece tudo okay, como se ele estivesse instalado, mas não tem nenhum ícone, e pelo terminal ele também não abre… Saberias me ajudar nisso?

@Knobmw Quando tu tenta abrir pelo terminal e não consegue, o quê aparece? De preferência tira um print da tela do terminal, ou cola aqui o erro que aparece.

@Knobmw
Tu instalou o Jack seguindo os passos deste tutorial?

Fez a edição do arquivo:

/etc/security/limits.d/99-realtime.conf

?

Sim. Já estava utilizando o jack a quase um ano, na semana passada que ele parou de funcionar.

eu usei seu tutorial mais infelizmente o ardour não abre no meu ubuntu mate … mais felizmente o que eu mais queria que funcionasse o jackaudio funcionou perfeitamente!