Conceitos: Qual a diferença entre arquivos e pastas?

De forma resumida:
Arquivo é uma sequencia de dados binários, ou seja, informação.
Pasta ou diretório é um lugar onde arquivos e pastas podem ser guardados. A pasta em si é vazia, apenas um rótulo para um espaço definido.

Conceito

O conceito de organização é muito importante para o entendimento. Organizar é o ato de dispor objetos em ordem, ou seja, colocá-los em lugares estabelecidos. Pense alguns segundos sobre as seguintes proposições:

1. Todo objeto está em algum lugar, mas nem todo lugar possui objetos.
  2. Lugar é a a definição de um espaço. O interior de um objeto pode ser um lugar, mas há lugares que não são objetos.
  3. Alguns objetos são constituídos de outros objetos, mas eles separados não são o mesmo que o conjunto.
  4. Alguns objetos podem conter outros objetos, e eles separados continuam sendo os mesmos objetos.
Pensamentos
  1. Seu guarda chuva perdido certamente está nesse planeta!
  2. Um copo: a parte útil não é o vidro, mas sim o vazio de seu interior. Uma praça não é um objeto, somente um lugar.
  3. Um lápis: sem o grafite não é mais um lápis, apenas um pedaço de madeira.
  4. Uma gaveta continua sendo uma gaveta com ou sem um lápis dentro. Um lápis continua sendo um lápis dentro ou fora de uma gaveta.

Aplicação do conceito às coisas

Organizar garante um jeito fácil para encontrar objetos. Vamos dizer que eu queira que todos saibam a localização do meu carro. Onde ele está?
Curitiba -> Rua das Casas, 123 -> Minha casa -> Garagem
Isso garante que qualquer um consiga chegar ao meu carro. Pode ser que demore, mas é possível encontrá-lo. Note as definições de lugares e objetos: o objeto carro está dentro de um uma parte de um objeto (garagem da minha casa), dentro de lugares que não são objetos (um terreno em uma cidade).
Aqui já dá para perceber a similaridade entre definir a localização de um objeto na minha cidade e no meu computador. O caminho para achar um arquivo no computador é análogo a achar um objeto real, afinal são os mesmos conceitos.
Meu computador -> Unidade C: -> Usuários -> Meu Nome -> Minha foto.jpg

Onde fica a informação da informação?
Um endereço, no sentido de endereço de uma casa, é um lugar definido pelos seres humanos. Eles concordam que essa informação deve ficar registrada nos cartórios e na prefeitura. A organização é necessária para os seres humanos concordarem entre si em quais são as dimensões do terreno, dono e informações do que pode ser construído ou não. O endereço não é um objeto, é apenas uma definição escrita em algum lugar. Da mesma forma num dispositivo de armazenamento (hd, ssd, nvme, etc…) mesmo uma pasta vazia precisa estar definida em algum lugar. Essa informação fica guardada no sistema de arquivos, uma informação invisível tanto ao usuário quanto ao administrador, importando apenas para o sistema de arquivos e para o sistema operacional.

O objeto de objetos
Quando vamos viajar, vale a pena guardar os pertences em uma mala, facilitando o transporte. Durante a viagem, a mala vai ser tanto o lugar onde as roupas estarão guardadas, quanto o objeto a ser transportado. Na computação isso seria equivalente a um arquivo compactado, onde um arquivo vai guardar dentro dele diversos outros arquivos. Isso é de grande ajuda na hora de transportar arquivos, ou para armazená-los de forma compactada. A ideia de guardar arquivos em um lugar, e esse lugar ser um arquivo, facilita algumas tarefas. Para o sistema operacional esse arquivo compactado é apenas um arquivo de arquivos, não uma pasta.

Merecem nota

• As pastas compactadas no Windows, no qual o gerenciador de arquivos (Windows Explorer) consegue obter o conteúdo desse arquivo e mostrá-los simulando uma pasta, facilita uma etapa para o usuário, a de descompactar o arquivo, mas complica o entendimento dos conceitos. Embora o Windows Explorer seja um componente do sistema operacional, aquele caminho virtual mostrado não existe no sistema de arquivos e nem para o sistema operacional.
  • Os arquivos que estão dentro de um dispositivos (pendrive ou disco) podem ser levados a outro computador. O ponto de montagem pode variar conforme o sistema. Um arquivo de foto no pendrive do seu computador está em D:\MinhaFoto.jpg mas ao ir a outro computador poderá ser montado como outra unidade, por exemplo F:\MinhaFoto.jpg. No Linux há ainda mais flexibilidade, podendo-se montar um sistema de arquivo em qualquer pasta de qualquer outro sistema de arquivos, não necessitando do conceito de unidade que é usado no Windows.

Pastas e arquivos especiais

Quando se projeta uma casa, certos cômodos são destinados a atividades específicas. Quando se projeta um sistema operacional também haverá pastas e arquivos que terão papel importante. Dessa forma, dependendo do sistema operacional, pode-se ter limitações para os nomes de arquivos e pastas.

Por quer não vejo as pastas nos aplicativos do Android?

O Android funciona de forma diferente do que os outros sistemas operacionais, como Windows, Mac e Linux para desktops. O Android traz o foco para cada aplicativo como um lugar específico, e esse aplicativo fica responsável por salvar toda a informação que ele precisa de uma forma a abstrair a localização de instalação ao usuário. É como se o celular fosse um hotel, e cada aplicativo fosse um quarto. Todo o material que o aplicativo precisa, produz e salva fica no próprio quarto. Quando vc escolhe compartilhar um arquivo ou informação com outro aplicativo, é como se o serviço de quarto batesse a sua porta e perguntasse para qual outro hóspede gostaria que o objeto fosse levado. Facilita pra vc que sabe o nome do hóspede, mas no dia que o serviço de quarto não está disponível, vc não sabe qual o andar e nem número do quarto do colega.

Lembre-se: cada facilidade esconde uma complicação, que só se revela com o conhecimento.

6 curtidas

Quando HDDs eram novidade, aprendi que “pasta” é apenas uma parte do “nome-de-arquivo”.

Por exemplo:

“/pasta/subpasta/arquivo.xpto”

é o nome de um arquivo – e ele está em qualquer lugar do HDD (*) – inclusive, pode estar espalhado em vários lugares do HDD (**).

Por isso, não se pode usar “/” dentro do nome de um arquivo. – Se o SO permitir, na verdade estará criando uma “pasta”, com o arquivo “dentro” dela.

Ao listar o conteúdo de uma pasta, na verdade o SO está listando os arquivos que têm “/pasta” em seus nomes.

Ao dizer ao gerenciador de arquivos que vá para uma “/pasta” – ou usar o comando cd /pasta – na verdade estamos dizendo para filtrar arquivos que têm “/pasta” no nome… até anularmos essa filtragem.

(*) Essa prática se tornou comum com o surgimento dos HDDs – onde cabiam tantos arquivos, que não era prático deixar de organizá-los de algum jeito. – Isso não era um grande problema no tempo dos disketes.

(**) No tempo em que a fragmentação de arquivos era endêmica.

1 curtida

Assim eu penso um pouco diferente (a va):

• Arquivo: é uma sequencia de dados binários, ou seja, informação.
  • Pasta: é um recipiente onde se pode colocar arquivos
  • Diretório: é o caminho completo até o arquivo ou pasta

Por exemplo:

/usr/local/bin/iasy-1.0

• Arquivo: iasy-1.0
  • Pasta: bin
  • Diretório: binlocalusr/

Ambos pasta e arquivos são objetos, isso porque pasta pra mim é algo da metáfora do Desktop, um exemplo:

Meu cartão está dentro da minha carteira, na quarta gaveta do guarda roupas, no quarto com saída para a sala, da minha casa:

Minha casaQuarto com saída para a salaGuarda roupasMinha carteiraMeu cartão

Todos são objetos mas Minha casaQuarto com saída para a salaGuarda roupasMinha carteira é um caminho ou diretório a ser seguido

Mas é só minha opinião

1 curtida