Conceder permissão a outro usuário utilizar qualquer dos armazenamentos disponíveis

Olá, tudo bom?

“Mais vale a jornada do que o destino”. Este dilema resume bem minha experiência com o Linux rs.

Recentemente instalei um SSD no meu desktop totalmente dedicado a jogos. Porém, quando fui instalar os games no login do meu irmão mais novo o acesso do armazenamento estava restrito.

Quando digo restrito é simplesmente inacessível. O disco aparece nos arquivos, porém não carrega nada quando clico nele.

Eu fui até o painel de usuário e concedi acesso de administrador ao meu irmão, mas mesmo assim ele não consegue acessar e nem baixar nada no SSD secundário.

Desculpe não por nenhuma print, estou digitando do smartphone.

Desde já agradeço :wink:

Olá, Bom dia!

O Ssd está formatado como? Ext4?

Sim, ele foi formatado como Ext4

Há dois pontos principais para pensar quando se fala em permissões de arquivos. O primeiro é utilizar corretamente as opções de montagem da partição, já o segundo é a permissão dos arquivos em si.

O desktop geralmente é pensado para apenas um usuário. O comum das distribuições é sair montando as partições com cliques através da interface gráfica. Funciona bem para apenas um usuário mas cria problemas em um sistema multiusuário. Particularmente eu recomendo que, uma vez que o disco fique fixo no computador, fazer a montagem via /etc/fstab. Geralmente uma montagem “default” é o suficiente para fazer a administração via permissão de arquivos e pastas.

Agora que o disco já está montado na inicialização, configure a permissão dos arquivos específico para usuários. O padrão é ter uma pasta para cada usuário e cada um com acesso àquela pasta. Se quiser que ambos os usuários tenham acesso de leitura e gravação, recomendo criar um grupo de usuários com vcs dois e conceder acesso de leitura e gravação a esse grupo.

Veja que é bem diferente do windows, onde geralmente é tacar o adminstrador e fazer. Recomendo as aulas do kretcheu sobre permissão de arquivos, do curso gnu básico: É essa playlist aulas 23 e 24.

2 curtidas

Obrigado pela resposta, ajudou bastante! ;D

Paz!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.