Comunidade openSUSE recomenda MicroOS para o futuro ALP

OpenSUSE recomenda testar o MicroOS para se adaptar ao futuro ALP, que será basicamente um MicroOS Enteprise (pelo que entendi).

Se trata do “imutável” da SUSE, porém com uma pegada um pouco diferente dos OSTree based, este usa uma combinação de zypper + BtrFS + snapshots = transactional-update

Proporciona mais robustez em updates comparado ao zypper tradicional, pois faz uso da atualização atômica entre outras vantagens.

O MicroOS é baseado no Tumbleweed, portanto rolling release, moderno e testado. Possui opção com GNOME (em fase RC) e KDE Plasma (fase Alpha).

Fiz alguns testes no desktop GNOME vendo como está a a integração com o desktop, sistema de atualizações / rollback etc.

3 curtidas

O tempo de instalação foi impressionante, nem uma instalação do iceWM é tão rápida.

As atualizações gerais do sistema e de rpm’s vêm da suse e todo o resto é fornecido pelo flathub (inclusive codecs de vlc, firefox, etc.), é isso mesmo?

Tu ainda pode usar codec’s, vlc, firefox…via rpm (no caso teria que usar repositório packman) mas Flatpak é mais prático…

No meu uso do opensuse já deixei de lado os codecs e programas do packman em favor de flatpaks. Infinitamente mais prático e simples.