Comunidade Manjaro no Brasil "morreu"?

Tenho entrado no fórum brasileiro do Manjaro e acompanhado alguns sites que falam do Manjaro em português, tal como o Manjariando, Manjaro Brasil e etc; quando não estão com publicações ainda de 2018 estão praticamente “mortos” pois não tenho visto engajamento nem comentários da comunidade. O fórum mesmo nos dá essas estatísticas:

Tópicos por dia: 2
Mensagens por dia: 11
Usuários por dia: 1
Tópicos por usuário: 1
Mensagens por usuário: 7
Mensagens por tópico: 5

Aparentemente a comunidade brasileira do Manjaro não representa o número de usuários que acredito ter da distro, e falta alguém ou algo que venha a alavancar a comunidade de usuários desta distro no Brasil.
Recentemente tenho acompanhado as lives da Comunidade Fedora Brasil e tenho visto que ao contrário da gente, o pessoal do Fedora, tem sido bastante ativo e participativo nos fóruns e discussões. O que fazer? Cadê o engajamento da comunidade de usuários do Manjaro? Recentemente só voltou as discussões nos grupos e fóruns pela polêmica do Freeoffice.

3 Curtidas

Bem estranho mesmo. Segundo a https://distrowatch.com/ o manjaro é a segunda distro mais popular do mundo.

1 Curtida

Distrowatch não é confiável nesse quesito.

7 Curtidas

Já estava vindo responder a polêmica quanto ao Distrowhatch… Entretanto o Manjaro é sim bastante utilizado, o que me espanta ainda mais ao notar esse completo esfriamento ou pouco engajamento da comunidade brasileira da distro.

2 Curtidas

Tá entre as mais utilizadas, mas não dá pra usar o distrowatch como comparação

Sobre o engajamento da comunidade: Vocês não podem fazer nada pra agitar novamente? :slight_smile:

3 Curtidas

Teria que ser alguém que tivesse conhecimento técnico e habilidade para produzir conteúdo, alguém que de fato esteja engajado na comunidade, se duvidar até tem muitos brasileiros no fórum gringo da distro.

4 Curtidas

Com certeza.

Se não for um conteúdo muito específico para brasileiros eu acho melhor interagir nos canais internacionais mesmo. Todo mundo pode participar das discussões.

2 Curtidas

Problema como sempre é a barreira do idioma… imagina um canal tal como o da “Comunidade Fedora Brasil” trazendo conteúdos, reviews, lives. Isso alimenta a comunidade, traz novos usuários e movimenta o fórum.

3 Curtidas

O rapaz do Blog Manjariando, um dos poucos que mantém atualizado, também possui um repositório para o AUR.

Olá @Tosca16, tudo bem contigo?

Espero que entenda esse meu comentário como algo construtivo e para refletir: mas talvez esse seu comentário ilustre porque a comunidade não está andando… talvez vocês estejam “esperando” alguém fazer alguma coisa em prol de todo mundo.

Você é um usuário da distribuição e já teve a iniciativa de vir até aqui compartilhar sua preocupação com a saúde da comunidade local, então, porque não você mesmo começar a compartilhar conteúdo interessante para a comunidade Manjaro Brasil?

Mas Eddie… eu não sei produzir conteúdo… não tem problema, certamente você acompanha outros grupos que falam sobre o Manjaro e poderia compartilhar essas informações com a comunidade local, outro ponto, você já deu uma pesquisada quantos tópicos abertos por novos usuários estão sem nenhuma resposta na comunidade? Tente responder algum deles, isso vai fazer alguns usuários que ficaram no vácuo voltarem a interagir na comunidade e ainda, vão te ajudar a aprender coisas que talvez não tivessem entrado no seu radar naturalmente.

Veja… talvez você até já esteja fazendo tudo isso que eu citei, mas o ponto que eu queria ilustrar é que quando falamos de comunidade o sucesso é resultado das contribuições individuais de cada membro - não importa o tamanho da contribuição.

Comunidades muito dependentes de apenas um pequeno grupo, tendem a passar por dificuldades quando as prioridades desse grupo mudam.

Abraço e até mais. :vulcan_salute:

6 Curtidas

No telegram está bem ativo

2 Curtidas

Concordo perfeitamente contigo; qualquer ajuda sendo de bom agrado é válida. Ajudar numa dúvida, compartilhar links… Mostrar os canais da comunidade aos novos usuários. Interação sempre é algo bom! Falo apenas que a figura de alguém como carro chefe ajuda muito. Mas não que devemos concordar com tudo ou suas opiniões pessoais. Até mesmo algumas posições da equipe do Manjaro não são unânimes, e é bom que não seja mesmo para o bem de uma comunidade que pensa e tem voz ativa.

Telegram é um canal muito bom pra interação e contato mais próximo; mas não tem o mesmo poder de difusão de um YouTube e Fórum. E muito das dúvidas resolvidas num chat poderiam e deveriam virar posts no fórum pra ajudar a outras pessoas com os mesmos problemas que o seu.

1 Curtida

O maior problema que eu acho é justamente oque você citou, o engajamento dos usuários.

Tento fazer o que está ao meu alcance para melhorar isso, mas uma única pessoa para um nicho específico como esse, acaba não tendo relevância comparado com blogs/canais no YouTube que abrange mais distribuições e já são “consolidados” e com uma boa estrutura.

Como usuário do Manjaro, divido essa sua preocupação em relação ao engajamento aqui no Brasil. Mas o Manjaro ainda é uma distribuição nova se comparada com algumas, e a base é mais nova ainda para a maioria do pessoal.

A comunidade não está morta no meu entendimento, o pessoal que não procuram os locais “mais adequados” para perguntar e tirar dúvidas sobre a distribuição.

Incentivo o máximo que posso, para que os usuários leiam os fórum, pesquise na wiki, que caminhem com as próprias pernas, mas é difícil, o pessoal gosta de tudo mastigado.

Ps: escrever do smartphone é osso :frowning:

Edit: para os criadores de casos, ao falar “uma única pessoa”, eu me refiro aos conteúdos do blog Manjariando, não é o que está passando nessa sua cabecinha destrutiva não, blz?

Saudações.

2 Curtidas

Eu realmente acho que o Manjaro tenha bastante usuários, mas “muita gente” é relativo. Reza a lenda de o Arch teria cerca de 600 mil usuários em todo mundo, isso é muita gente, mas depende com o que você compara. O Android por exemplo de 1,3 milhões de ativações por dia em média. How many people do use Arch? / GNU/Linux Discussion / Arch Linux Forums

Parece que está em queda de fato, ao menos no Brasil nos últimos 90 dias, e curiosamente o Arch subiu. Coloquei o Linux Mint na lista porque ele é uma distro com uma proposta parecida e de grandiosidade equiparável.

4 Curtidas

E deve continuar caindo, já que “geral” sempre foca quando tem algo “errado” e diminui quando se tem algo bom.

Saudações.

5 Curtidas

Pior que acontece muito mesmo. As pessoas são muito negativas, ao invés de focar em tudo o que de bom a distro ou projeto fez, relevar os erros e ajudar a evoluir e corrigir os erros, ficam enfatizando os problemas, sem tentar ajudar a solucionar nada. Quando dá certo, “tapinha nas costas”, quando não sai como queria “'é porque sempre foi ruim”. Considero um pensamento muito prejudicial.

4 Curtidas

Relevar os erros não bem a palavra (se é erro tem que se falar), falo sobre os erros “normais” de qualquer distribuição, tem gente que foca nisso, e quando a distribuição faz algo relevante, nem importância dá.

Não falo isso só sobre o Manjaro, falo no geral.

Saudações.

2 Curtidas

É bem por ai mesmo…vejo os vídeos do @Dio o cara tem todo o cuidado em PRODUZIR, ROTEIRIZAR, GRAVAR, EDITAR, ENVIAR, ETC. e tem cara que negativa o vídeo no YouTube!!! É pra acabar isso!!

Fiz alguns vídeos sobre o Manjaro, mas a interação é muito pequena…sei que algumas pessoas foram ajudadas e deixaram um comentário ou “joinha” no canal e tudo mais.

E no fim das contas, gerar conteúdo custa caro…muitos de nós trabalhamos o dia e nos fins de semana ou nos períodos noturnos que ainda vamos fazer algum vídeo, entrar nos fóruns, etc.

1 Curtida

Sei bem como é isso, se você achar interessante fazer uma espécie de parceria, entre em contato com o blog Manjariando.

Duas cabeças podem contribuir e agilizar na geração de conteúdo, pensa no assunto ai.

Saudações.

3 Curtidas