Computadores da Prefeitura de Maracanaú com Ubuntu

Ubuntu 18.04 LTS. Região metropolitana de Fortaleza.


13 curtidas

Fiquei mais impressionado com as configurações da máquina do que com a versão já ultrapassada (ao meu entender é ultrapassada) do Ubuntu.

Ver prefeitura não investindo em máquinas da era da pedra já me deixa com um humor melhor.

1 curtida

Essa versão encerra suporte no ano que vem, então ainda tá valendo

2 curtidas

Cara, sou funcionário público, e infelizmente, muitas vezes é por conta de problemas em sistemas públicos que você precisa manter uma versão mais antiga.
Meu certificado digital a até bem pouco tempo não tinha suporte no 20.04, eu nem testei para ver se vai funcionar no 22.04.
Atualmente, eu tenho problema com uma VPN, cujo cliente só tem suporte no 20.04.

Então, às vezes é melhor ter uma versão “antiga”, embora não ultrapassada, já que conta com as atualizações de segurança e dá para incorporar alguns recursos de Kernel (ainda que provavelmente não devem estar fazendo isto), mas que tenha pacotes compatíveis com tudo o que precisa, do que recorrer a um sistema mais novo, mas que vai ter problemas nas demandas.

PS: realmente impressionante ver uma prefeitura com CPUs de 10a geração, ainda que i3. Pelo visto o povo de TI tem sabido gerir os recursos lá acima da média.

1 curtida