Fala galera!
Estou tendo um problema com o meu PC e gostaria de trocar uma ideia com vocês antes de gastar dinheiro em peças.
Sintomas
O computador não liga, as fans não giram, absolutamente nem um sinal de vida. Porém, algumas leds (de enfeite) da placa mãe estão ligadas, normalmente, e a led indicadora de energia da placa de vídeo (próxima ao conector de 6 pinos) está acesa, indicando que a mesma encontra-se alimentada.
Testei a fonte desconectada do computador e a mesma liga a ventoinha. Então, isso faz com que seja menos provável um defeito na fonte.
Progressão do problema
Começou como um problema intermitente. Um certo dia, o PC, apenas, não ligou. Nem sinal de vida.
Não fiz nada e, algumas horas depois, pressionei o botão de power novamente e ele ligou. Como se nada tivesse acontecido.
Depois disso, o PC funcionou por alguns dias e voltou a não ligar. Nessa segunda ocasião, após algumas horas, voltou a ligar.
Vale ressaltar que o problema de não ligar apareceu, em ambas às vezes, no período da manhã. Após o PC estar desligado a noite toda. Isso descarta superaquecimento, afinal, nem esta a ligado há horas.
Por fim, o PC funcionou por mais alguns dias e ontem voltou a não ligar. Está sem ligar há quase 24h e, até agora, nada.
Quais testes eu realizei?
Não tenho peças sobressalentes e não conheço ninguém com peças compatíveis para me emprestar. Isso dificulta um pouco os testes.
Dito isso, já realizei os seguintes testes:
- Desmontei e limpei todos os componentes com pincel anti estática e ar comprimido (seco e não muito forte);
- Limpei os contatos das memórias, testei com apenas um dos módulos, depois apenas com o outro e em slota diferentes;
- Testei o botão de power. Quando o PC não liga, mesmo fazendo o contato direto na MOBO, continua não ligando;
- Testei a fonte fora do PC e a fan liga;
- Tentei ligar o PC com HDs e GPU desconectadas, ligando a fonte apenas na MOBO (24 pinos e conector do processador). Continua não ligando;
- Substituí a bateria da MOBO por uma nova. Não resolveu;
- Desconectei todos os diapositivos USB, não ligou.
Qual é o defeito?
Ao que tudo indica, não é a fonte. A placa de vídeo não faria as fans do gabinete e CPU não ligarem e o defeito continua mesmo com ela desconectada.
Testei ambas as memórias sozinhas e em slota diferentes. Não parece que são o problema. Resta placa mãe e processador.
Como o PC não dá sinal de vida ao pressionar o botão de power e as LEDs de enfeite da MOBO estão ligadas, indicando que há energia, acredito que o problema seja a placa mãe.
Porém, nunca presenciei um defeito em um processador e não sei se o problema pode ser ele. Até onde eu sei, é muito raro um CPU dar defeito, o que aumenta as chances de serem a MOBO. Mas ainda não posso descartá-lo.
Conto com a experiência de vocês para me dar uma luz na identificação do componente defeituoso.
Desde já, muito obrigado!