Computador não liga (Ajuda com diagnóstico do problema)

Fala galera!

Estou tendo um problema com o meu PC e gostaria de trocar uma ideia com vocês antes de gastar dinheiro em peças.

Sintomas

O computador não liga, as fans não giram, absolutamente nem um sinal de vida. Porém, algumas leds (de enfeite) da placa mãe estão ligadas, normalmente, e a led indicadora de energia da placa de vídeo (próxima ao conector de 6 pinos) está acesa, indicando que a mesma encontra-se alimentada.

Testei a fonte desconectada do computador e a mesma liga a ventoinha. Então, isso faz com que seja menos provável um defeito na fonte.

Progressão do problema

Começou como um problema intermitente. Um certo dia, o PC, apenas, não ligou. Nem sinal de vida.

Não fiz nada e, algumas horas depois, pressionei o botão de power novamente e ele ligou. Como se nada tivesse acontecido.

Depois disso, o PC funcionou por alguns dias e voltou a não ligar. Nessa segunda ocasião, após algumas horas, voltou a ligar.

Vale ressaltar que o problema de não ligar apareceu, em ambas às vezes, no período da manhã. Após o PC estar desligado a noite toda. Isso descarta superaquecimento, afinal, nem esta a ligado há horas.

Por fim, o PC funcionou por mais alguns dias e ontem voltou a não ligar. Está sem ligar há quase 24h e, até agora, nada.

Quais testes eu realizei?

Não tenho peças sobressalentes e não conheço ninguém com peças compatíveis para me emprestar. Isso dificulta um pouco os testes.

Dito isso, já realizei os seguintes testes:

  1. Desmontei e limpei todos os componentes com pincel anti estática e ar comprimido (seco e não muito forte);
  2. Limpei os contatos das memórias, testei com apenas um dos módulos, depois apenas com o outro e em slota diferentes;
  3. Testei o botão de power. Quando o PC não liga, mesmo fazendo o contato direto na MOBO, continua não ligando;
  4. Testei a fonte fora do PC e a fan liga;
  5. Tentei ligar o PC com HDs e GPU desconectadas, ligando a fonte apenas na MOBO (24 pinos e conector do processador). Continua não ligando;
  6. Substituí a bateria da MOBO por uma nova. Não resolveu;
  7. Desconectei todos os diapositivos USB, não ligou.

Qual é o defeito?

Ao que tudo indica, não é a fonte. A placa de vídeo não faria as fans do gabinete e CPU não ligarem e o defeito continua mesmo com ela desconectada.

Testei ambas as memórias sozinhas e em slota diferentes. Não parece que são o problema. Resta placa mãe e processador.

Como o PC não dá sinal de vida ao pressionar o botão de power e as LEDs de enfeite da MOBO estão ligadas, indicando que há energia, acredito que o problema seja a placa mãe.

Porém, nunca presenciei um defeito em um processador e não sei se o problema pode ser ele. Até onde eu sei, é muito raro um CPU dar defeito, o que aumenta as chances de serem a MOBO. Mas ainda não posso descartá-lo.

Conto com a experiência de vocês para me dar uma luz na identificação do componente defeituoso. :sweat_smile:

Desde já, muito obrigado!

2 curtidas

Jeitão de ser o chipset na placa mãe. Mas só com um voltímetro pra examinar os caminhos pra ver se é isso ou simplesmente o processador que não recebe energia… @KairanD, nosso assessor para assuntos aleatórios em hardware, eu te invoco!

(Por favor, não sinalizem minha resposta, é tudo em nome do bom humor!)

5 curtidas

tive problemas muito parecidos com o que tu descreveu aí…era a mobo

2 curtidas

Esse tipo de diagnóstico pode ser bem chato, já que a placa não está emitindo nenhum bip.

Sugiro fazer uma varredura nos capacitores da placa-mãe para ver se encontra alguma anomalia, além disso, não sei como é o clima onde você mora, mas recomendaria procurar por oxidação tanto na área visível da placa quanto na inferior.

Dê uma conferida nos parafusos que fixam a placa-mãe, procurando por curtos ou até mesmo alguma oxidação.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Eu diria que a principal suspeita é a placa-mãe mesmo. Contudo, o fato da fonte girar a ventoinha ao fazer a ligação direta fora do computador não a descarta como causa do problema.

Vale ressaltar que a placa-mãe pode recusar a ligar se não receber o sinal de POWER_GOOD adequado a partir da fonte. Então uma fonte defeituosa pode sim deixar alguma energia passar para a placa-mãe (o que explicaria os LEDs), mas ao mesmo tempo o sinal de POWER_GOOD pode indicar alguma anomalia e, por isso, não há início de boot. Isso inclusive já ocorreu comigo em uma máquina antiga.

Qual é a configuração da máquina (incluindo o modelo da fonte)?

4 curtidas

Obrigado pelas dicas @KairanD !

A config é:

Ryzen 5 2600;
MOBO: Asus Prime B450M Gaming BR;
2x8GB DDR4 2666MHz Ballistix;
GPU: RX580 8GB;
Fonte: Thermaltake Smart 500W.

Tu acha que tem chance de ser o processador? Espero que não, porque é a peça mais cara. :sweat_smile:

PS: Quando tu teve o problema da fonte, também era intermitente?

3 curtidas

É quase impossível que seja o processador. Eu diria impossível, na verdade (e, nas condições atuais, o componente mais caro seria a placa de vídeo, rs).

Sua fonte é de boa qualidade, mas ainda poderia estar com defeito. Quando tive esse problema, em minha outra máquina, ele iniciou intermitente até que em um dado momento parou de ligar.

Quando começa intermitente desse jeito, a chance de ser a fonte também é grande. Eu procuraria outra fonte - de qualidade - com algum conhecido ou alguma assistência técnica próxima para testar. Só assim você poderia eliminar essa possibilidade. Não vejo outra forma de prosseguir, infelizmente.

Sua fonte está ligada diretamente na tomada?

3 curtidas

:wave:t2:

Os 2 primeiros suspeitos, na minha opinião, são a fonte e/ou a mobo.

Estas fontes com tecnologias smarts, pfc ativos, etc… “detestam” aparatos como estabilizadores.
“Resumidamente” é como se elas ficassem “eternamente” tentando sincronizar a energia de entrada, um é mais lento que o outro desgastando prematuramente ambos.

Eu faria o mesmo que o KairanD orientou, tentando eliminar um dos suspeitos da lista.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Sim, está ligado direto na tomada.

Vou tentar conseguir uma fonte para prosseguir com esses testes.

Muito obrigado pela ajuda @KairanD !

Depois que eu resolver o problema, volto aqui pra dizer o resultado.

3 curtidas

Na realidade estabilizador é terrível mesmo para fontes sem PFC ativo. É como se ele fosse o zagueiro lerdo que entrega a bola para o outro time, rs. Só atrapalha. :stuck_out_tongue:

Toda vez que há uma troca de posição do chaveador, a fonte é submetida a um período de corte de alimentação, dependendo totalmente do tempo de hold-up para manter a máquina ligada. Ou seja, a fonte trabalha “no soquinho”. O estabilizador provoca vários males, mas esse seria o pior.

Em uma situação ideal, todas as pessoas detestariam estabilizadores. Mas não vivemos em uma situação ideal, rs.

É sempre importante questionar se a pessoa utiliza esse tipo de equipamento (estabilizador ou no-break com estabilizador integrado). Além de provocar o comportamento errático do computador, esse tipo de coisa danifica a fonte ao longo do tempo.

3 curtidas

Fala galera!

Finalmente e em grande parte graças as dicas de vocês, consegui resolver o problema do meu PC.

O quê aconteceu?

O problema era, realmente, a MOBO. Não consegui outra fonte para fazer os testes necessários, então, baseado nas probabilidades, comprei uma placa-mãe mesmo assim.

Eu sabia que poderia estar comprando a MOBO por nada e o problema poderia ser, realmente, a fonte. Porém, como eu não tenho nenhuma peça sobressalente para testes, prefiro gastar o meu dinheiro comprando hardware “por nada” do que pagando técnicos picaretas.

A peça chegou ontem, quando o PC estava sem ligar há uns 3 dias, instalei a placa-mãe nova e pronto! Está funcionando perfeitamente. Desde que instalei a nova MOBO, desliguei e religuei a máquina diversas vezes, para testar, e está tudo perfeito.

O defeito da peça antiga

Curiosamente, a placa-mãe antiga está, visualmente, perfeita. Como @Rodrigo_Chile destacou, parece ser problema de chipset. É uma pena não ter nenhuma assistência técnica, aqui onde eu moro, que conserte as peças ao invés de, apenas, substituí-las.

Apesar da placa estar com defeito, a sua aparência está tão boa que fiquei com pena de jogar fora. :joy:

Por fim, agradeço a todos que dedicaram um pouco do seu tempo para comentar nesse tópico e me dar umas dicas sobre como resolver o problema do meu PC.

Muito obrigado!

2 curtidas

A título de curiosidade:

A placa mãe antiga é uma Asus Prime B450M Gaming/BR. A nova é uma B450 Aorus M.

Foi mais uma substituição de peça defeituosa do que um upgrade. Mesmo assim, a placa nova possui algumas vantagens quando comparada a antiga, como:

  • Suporte oficial para a série Ryzen 5000;
  • Dissipador no VRM;
  • Duas portas USB a mais na parte traseira, totalizando 8;
  • Um slot PCIe X4 a mais;
  • Dissipador de calor para o M.2;
  • LEDs indicadoras de defeitos na placa;
  • VRM com 8 bobinas para o CPU e mais 3 para o vídeo integrado, quando a antiga possuía 4 bobinas para o CPU e 2 para o vídeo integrado (apesar de o número de fases ser o mesmo em ambas).
1 curtida

No Mercado Livre há assistências que remanufaturam as placas. Outras opções pra reviver a MB são ver algum amigo em SP que leve num técnico. Ou manda pro Miguel Wilbert… :slight_smile:

2 curtidas

:wave:t2:

Ou até brinca de eletrônico vai que… Pesquisa o chipset dela e tenta troca-lo. Mas como o Rodrigo_Chile disse, não descarta ela não. Enivar para o MW seria legal, ele costuma gravar vídeos no Youtube restaurando hardware de inscritos e tals.

Resolveu o problema com mais melhorias, excelente!

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas