Comportamento dos fan/cooler na hora de reiniciar o PC

Boa tarde pessoal. Gostaria de saber se alguém consegue tirar uma dúvida pra mim:

Tenho dois desktops, ambos com placas ASRock, porém uma é a B450 Pro4 e outra uma A520M-HVS.
Creio que essa minha dúvida esteja relacionada à placa-mãe e alguma configuração da BIOS, ou até mesmo a maneira padrão como elas funcionam.
Porém, na A520M, quando reinicio o PC, os fans e o cooler continuam girando e acesos, como se fosse somente um “reboot do sistema operacional - de software”, enquanto na B450 quando eu peço para reiniciar o PC, os fans do gabinete e o cooler do processador param, apagam e depois voltam a ligar/rodar, como se fosse um reinício não somente de software, mas “reiniciasse” o hardware também.

Vocês saberiam se isso é relacionado a alguma configuração ou se é comportamento padrão de cada modelo específico de placa?

PS: Acontece em qualquer distro o mesmo comportamento - em ambos os desktops.

Obrigado!

Olá, @JulioMarin ! Tudo joia?

Isso que você descreveu é comportamento normal e pode variar mesmo entre modelos de placa-mãe. Algumas fazem um “reboot completo” (com corte rápido de energia em alguns dispositivos), enquanto outras fazem um reset mais rápido, sem desligar tudo. Não costuma ser problema e geralmente não há opção na BIOS para mudar isso.

Se o sistema está funcionando bem, pode ficar tranquilom. Tudo indica ser diferença de implementação e projeto entre as placas mesmo.

Abraço!

1 curtida

Bom dia amigo, tudo ótimo e aí?

Poxa, obrigado por ter tirado um tempo para sanar minha dúvida.

Realmente o sistema funciona perfeitamente, apenas surgiu essa dúvida depois que peguei o segundo desktop (com A520M) que percebi um comportamento diferente na hora do reboot.

Mas eu meio que imaginava que era isso mesmo, sendo o funcionamento normal de cada modelo.
Marquei sua resposta como solução. Abraços e tenha uma ótima semana.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.