Compatibilidade placa mãe

Galera, bom dia. Essa placa mãe, Asus Prime A520M-E suporta a CPU Ryzen 5 5600g? E a Asus prime 320M-k/BR também suporta?

Eu já vi isso aí, mas em uma delas só tem uma diferença que é o suporte a ryzen 3°geração com radeon graphics. O problema é que a porcaria do site da amd não fala qual é a geração do ryzen 5 5600g.

1000 - zen 1
2000g - zen 1
2000 - zen+
3000g - zen+
3000 - zen 2
5000 - zen 3
5000g - zen 3

Algumas placas a320 estavam recebendo update de bios para usar ryzen 5000, mas você teria que ver com calma e pedir que a loja atualizasse a BIOS antes de te enviar. Placas da linha 500 são preparada, out of the box, para zen2 e algumas (modelos mais novos) já vem com BIOS para suportar zen3.

Essa A520 em questão já oferece suporte

O problema não é só o site da AMD, mas você também não sabendo pesquisar direito. Uma simples busca no google e o primeiro resultado que veio foi do TechPowerUp → AMD Ryzen 5 5600G Specs | TechPowerUp CPU Database

Obrigado! Ajudou muito.

Realmente, com esse site facilitou muito. As minhas buscas sempre deram em sites Brs, daí fiquei meio perdido. Vlw!

Velho, isso é muito estranho. Como que uma placa dessas ( A520M-E) suporta Ryzen 5, mas não Athlon?

Porque um Atlhon (3000G) é zen+. O tamanho da Bios das placas de entrada é pequeno, então de fábrica já flesham com suporte apenas de uma ou duas gerações. Tanto que, somente a AsRock, em uma de suas X370 está oferecendo suporte para Ryzen 5000, mas ao atulizar você não pode usar mais um processador “antigo”.

Algumas placas B e H 400 da Intel não dão suporte para a décima primeira geração, mesmo com um socket idêntico → Intel confirms its 11th gen processors will not support budget chipsets like H410, B460- Technology News, Firstpost

Assim também como foi da sexta geração até a nona, que usava LG1151, capadas por software

Para complementar o tópico para pesquisas futuras com um teste real, suporta sim, comprei um PC montado que veio com o Ryzen 5 5600G e a placa-mãe ASUS PRIME A520M-E e BIOS atualizada, estou utilizando neste momento.