Pessoal da comunidade, esse é meu primeiro tópico pois não acho a informação em lugar nenhum e espero que me ajudem e a outros como eu.
Quero voltar para o Linux, me considero novato ainda pois nunca usei com afinco o OS, porém estou no dilema se o meu notebook, um Acer Helios 300-G3 (descontinuado), irá comportar o OS pois não acho nenhum dos drivers dele (os específicos como o controlador dos fan’s, do overclock da GPU e para o Undervolt) para instalar. Queria começar com o Pop! OS ou o Ubuntu LTS pois achei eles muito simpáticos e amigáveis (sim, me importo com a interface, rsrs).
Enfim, alguém teve algum problema assim, como resolveu?
Você tentou instalar e os drivers não foram encontrados e instalados durante o processo? Ou você quer saber se ele é compatível?
Talvez esteja ocorrendo uma pequena confusão, em 95% dos casos você não precisa instalar drivers manualmente no Linux, a maioria já é suportada no kernel e arquivos adicionais já vem embutidos na imagem de instalação e caso algo a mais seja necessário normalmente será instalando se você estiver conectado na internet e tiver optado pelas atualizações durante a instalação ainda no processo de conclusão da mesma. E conhecendo a Acer, é uma das marcas mais tranquilas para se alterar o sistema operacional já que ela não cria empecilhos.
Falei driver por alusão ao Win10 mesmo, hehe, ainda não acostumei com as nomenclaturas do Linux, rsrsrs.
Respondendo: eu vou fazer um dual boot hoje pra testar mas via Virtual Box as principais soluções que me fazem sentir receio do Linux é o XTU da Intel (undervolt) e o Predator Sense por conta dos problemas dessa máquina com aquecimento, tentei instalar ambos via winetricks mas os .exe/.msi dão erro e isso me deixou com um pé atrás, ví em vários lugares que tem algumas soluções criadas pela comunidade mas não achei nada diretamente relacionado, vou tentar elas tbm depois que o dual-boot estiver configurado.
A instalação do SO é de boa, o medo é saber se tudo vai funcionar depois que o SO estiver instalado, rsrs, mas quero muito que dê certo pois não suporto mais o Win10 além de ficar muito mais fácil pra codar…
Se os passos forem seguido corretamente o dual boot funcionará e quanto ao Linux, se uma distro não te agradar ou não tiver um funcionamento satisfatório bastará testar outra.
Opa, tudo certo?
Dá uma olhada no CPU freq e vê se lhe atende. Sobre o Predator Sense, isto é desconhecido por mim, mas acredito que não tenha rodado via Wine pois se trata de “uma interface bonitinha para configurar um driver”
Cara, usei por um bom tempo o Ubuntu e tudo certo. Realmente não achei nenhum controlador pros fans mas acabei me acostumando com o ruído deles. Eles acionam de maneira intermitente mas percebi que ficaram mais eficientes e o processador e Chipset esquentam menos agora.
Uma boa o Linux nele, ficou com muito mais performance que com o Windows.
(Só cuidado com o driver NVIDIA, a minha distro instalou a versão errada e foi um parto pra voltar pra versão correta e atualizada.)
Que legal, então ele funciona normal a super velocidade da ventoinha quando o processamento da placa aumenta, mesmo sem precisar instalar o controlador específico? Legal saber. Estava preocupado que ele fosse esquentar e não tiraria proveito desse recurso da super ventoinha.
Eu estou tendo problemas com o driver da Nvidia no Windows 10. Por isso estou querendo migrar pro Pop OS 21.10, achei ele show.
Meu Predator Helios 300 com a GTX 1060 fica com o FPS muito baixo após a atualização pro driver versão 496. Já fiz instalação limpa, formatei, tudo, nada dá certo. Mas se eu coloco a versão do Windows Update, a 440, fica bom, super rápido. Porém a diferença de versão está muito grande.