Compatibilidade entre Notebook Acer Helios 300-G3 com Linux

Pessoal da comunidade, esse é meu primeiro tópico pois não acho a informação em lugar nenhum e espero que me ajudem e a outros como eu.

Quero voltar para o Linux, me considero novato ainda pois nunca usei com afinco o OS, porém estou no dilema se o meu notebook, um Acer Helios 300-G3 (descontinuado), irá comportar o OS pois não acho nenhum dos drivers dele (os específicos como o controlador dos fan’s, do overclock da GPU e para o Undervolt) para instalar. Queria começar com o Pop! OS ou o Ubuntu LTS pois achei eles muito simpáticos e amigáveis (sim, me importo com a interface, rsrs).

Enfim, alguém teve algum problema assim, como resolveu?

Config. da máquina:
Model. Acer Helios 300 G3-572-75L9
CPU.: I7 7700HQ (6MB SmartCache)
Chipset: Intel HM175
Ram.: 16GB Nativo + 16Gb adicionais (kingston) DDR4
GPU.: NVIDIA GeForce GTX 1060 (GDDR5)
HD: SATA HDD 2Tb nativo + SSD M2 NVME 240Gb (Samsung Evo)

Agradeço desde já a ajuda.

Você tentou instalar e os drivers não foram encontrados e instalados durante o processo? Ou você quer saber se ele é compatível?
Talvez esteja ocorrendo uma pequena confusão, em 95% dos casos você não precisa instalar drivers manualmente no Linux, a maioria já é suportada no kernel e arquivos adicionais já vem embutidos na imagem de instalação e caso algo a mais seja necessário normalmente será instalando se você estiver conectado na internet e tiver optado pelas atualizações durante a instalação ainda no processo de conclusão da mesma. E conhecendo a Acer, é uma das marcas mais tranquilas para se alterar o sistema operacional já que ela não cria empecilhos.

Talvez lhe ajude:

Opa @TiagoCardoso , valeu demais as infos,

Falei driver por alusão ao Win10 mesmo, hehe, ainda não acostumei com as nomenclaturas do Linux, rsrsrs.

Respondendo: eu vou fazer um dual boot hoje pra testar mas via Virtual Box as principais soluções que me fazem sentir receio do Linux é o XTU da Intel (undervolt) e o Predator Sense por conta dos problemas dessa máquina com aquecimento, tentei instalar ambos via winetricks mas os .exe/.msi dão erro e isso me deixou com um pé atrás, ví em vários lugares que tem algumas soluções criadas pela comunidade mas não achei nada diretamente relacionado, vou tentar elas tbm depois que o dual-boot estiver configurado.

A instalação do SO é de boa, o medo é saber se tudo vai funcionar depois que o SO estiver instalado, rsrs, mas quero muito que dê certo pois não suporto mais o Win10 além de ficar muito mais fácil pra codar…

1 Curtida

Se os passos forem seguido corretamente o dual boot funcionará e quanto ao Linux, se uma distro não te agradar ou não tiver um funcionamento satisfatório bastará testar outra.

1 Curtida

Sim, com certeza, vou testar hoje via dual boot e volto aqui pra avisar se deu tudo certo ou pedir mais ajuda, hehe.

1 Curtida

Opa, tudo certo?
Dá uma olhada no CPU freq e vê se lhe atende. Sobre o Predator Sense, isto é desconhecido por mim, mas acredito que não tenha rodado via Wine pois se trata de “uma interface bonitinha para configurar um driver”

2 Curtidas