Compatibilidade dos Jogos Steam

Boa tarde novamente, pessoal!

Estou com uma pequena dúvida: para saber se um game roda nativamente pelo Steam no Linux, como devo realmente proceder? Se aparece “SteamOS + Linux” na página de recomendações do game?

Pergunto pelo fato de que gostaria de comprar o jogo Blasphemous, porém não encontro aquela aba de “Steam OS + Linux”, e suponho que então não haja suporte para rodar no Linux. Alguns clássicos como Ultimate Doom também notei não possuir esta aba.

Estou errado? Peço perdão se parece muita “leiguice”, mas é que nem na época de Windows eu usava muito Steam… eu sou mais jogador de console. :video_game: :grimacing:

2 Curtidas

Você pode utilizar o ProtonDB para ficar mais fácil. Existe um artigo no Diolinux sobre como utilizar a plataforma. Segue o link:

Pelo que vi no ProtonDB, o Blasphemous, mesmo não sendo nativo, roda tranquilo usando a Steam Play.

4 Curtidas

Complementando a resposta do colega, você pode acessar sua conta no site do ProtonDB e, a partir daí, olhar a lista para os jogos presentes na sua biblioteca.

A maioria dos jogos de Windows, sem qualquer suporte a GNU/Linux, rodam perfeitamente na Steam por meio do Steam Play. Basta ativar a opção nas configurações, habilitando para todos os títulos. Em abril eu larguei totalmente o Windows 10 e não preciso dele nem no meu desktop gamer, já que o Ubuntu atende muito bem.

4 Curtidas

“The Ultimate Doom” você pode instalar pelo Proton só para pegar o arquivo WAD do jogo, e rodar em um souce port nativo. Até onde sei, todos os source ports lançados para Doom pela comunidade rodam tranquilamente em Linux, recomendo o Crispy Doom se você prefere vanilla ou prboom-plus/GZDoom para uma experiência mais moderna e com maior suporte para mods.

2 Curtidas

Meu DEUS, mano… que perfeito. Atualizei meu Steam com aquele primeiro artigo e agora descobri mais um site ótimo. Valeu, de coração!

Sim! Meu, eu não uso Windows pra absolutamente mais nada. Como minha profissão é atualmente autônoma, passo o dia fazendo tudo na minha Distro e só vejo avanço… enquanto isso o Windows do meu pai tá sempre dando pau e rodando à lenha.

Também, mano… na realidade, eu pensei em baixar o zDoom pra campanha e o Zandronum pra jogar multiplayer (comprando, claro, o Doom II também). Depois pensei em usar o sourceport oficial da ID… mas não sei se é tão bom quanto o zDoom ou o Zandronum. Me parece que o sourceport oficial da ID é bem “chinelão” perto dos fan-made.

3 Curtidas

Esse source port da Bethesda parece que evoluiu bastante nesse último lançamento, mas mesmo assim as versões da comunidade provavelmente tem todas as opções que ele oferece e mais, eu mesmo tenho jogo comprado na Steam mas nunca tive interesse em testar.
Zandronum e ZDoom estão disponíveis pra Linux também.

1 Curtida

Então! Tudo que o HeXen e o Strife trouxeram de inovador a mais de 20 anos atrás, até hoje a ID Software e a Bethesda não re-aproveitaram no sourceport oficial do Doom. Me parece que eles simplesmente querem “esquecer” os Doom’s do passado.

1 Curtida