Opa galera então minha irmã mais nova recentemente ganhou um notebook Dell Inspiron 15 3000 8 GB de ram 256 GB e um Intel i3 de 8 geração e gráficos integrados ela falou que tava travando no windows então vim pedir ajuda em seleção de distros
Ontem minha irmã me entregou o notebook e falou resolve e eu fui dar uma olhada o windows realmente tava dando umas travadinhas chatas então eu pensei hum vou instalar Ubuntu já que ela não sabe nada sobre o Linux então instalei e ela falou que não gostou então vim pedir ajuda e melhor colocar Linux mint cinnamon zorin os core 18.1 ou falar para ela se acostumar com o Ubuntu 26.04 lts?
Instala o Mint que é mais amigável. Mas antes tinha que ter tentado arrumar o Windows antes de empurrar outro sistema.
em primeiro lugar, deveria tê-la consultado. agora, vc pode escolher uma distro que seja “parecida com o windows”, como tiger linux etc, e ver qual ela se adapta melhor ou permanecer no windows com “travadinhas”.
Obrigado aí por ajudar mas eu coloquei manjaro no desktop dela
Acho que tinha que ter tentado arrumar o Windows dela ao invés de forçar Linux assim. Enfim, se precisar de ajuda, estamos aqui.
Pode instalar windows de novo.
Notebook tem chave gravada na bios
Só tem que ver se aceita o Windows 11
Windows 10 recomendo
Kde roda no computador.
De repente debian com atualização automática
Olha eu não quis colocar o windows de novo pelo motivo de ela uee jogar jogos de terceiros se e que você me entente então o windows 11 e meio travado o 10 simplesmente acabou a compatibilidade e etc e eu não quero colocar coisas como um GG OS da vida pela falta de segurança então eu realmente não quis colocar o windows por esses motivos e outra ela queria já usar Linux mas não tinha a certa motivação então eu peguei e só dei um empurrãozinho para ela
Entendi, compreensível. Se precisar de algo.