Compartilhar link simbólico para SSD via servidor Samba

Fala pessoal, tudo bom?

Estou aproveitando um computador antigo que tenho em casa para criar um servidor de arquivos na minha rede local. Para isso, fiz a instalação do servidor samba no computador e fiz todo o passo a passo de configuração e consegui que meus outros computadores encontrassem o diretorio compartilhado na rede.

Com o Samba funcionando certinho, tentei partir para a segunda etapa do compartilhamento que é a criação de links simbólicos para os discos SSD que tenho montados no servidor para que os outros computadores pudessem acessar diretamente pela rede.

Tentei seguir alguns tutoriais na internet que informavam para mudar as configurações do arquivo smb.conf, mas não tive sucesso. Tentei compartilhar o caminho onde os discos são montados, mas sem sucesso novamente.

Queria saber se existe alguma forma de compartilhar os discos SSD na rede.

Pra fazer a montagem entre computadores linux fica mais fácil usar o ‘nfs’.

Mas usando o samba, vc vai ter que montar as exportações do servidor, primeiro manualmente pra conferir que está conseguindo, e depois adicionar uma entrada no fstab para facilitar a montagem.

Assumindo que o servidor já está configurado e funcionando, monte no computador cliente com mount -t cifs //[ipDoServidor]/nomeDaExportação /mnt/nomeLegal

Perceba que a pasta /mnt/nomeLegal já deve ter sido criada.