Compartilhamento SAMBA em NTFS

Ola Pessoal!
Uso o Linux Mint Cinnamon no caso e estou com um baita problema ao compartilhar pastas num HD com o formato em NTFS

Da essa saida mas não tenho a minima ideia do que fazer
Quem souber da essa mão ja agradeço desde ja!

Olá @ruanelivelton18 tudo beleza?

Esse erro está indicando que o Mint não é capaz de compartilhar diretórios que não pertençam ao usuário da sessão ativa. Como esse diretório está em uma partição NTFS sua distribuição Linux não pode setar os bits de usuário (GUID) e por isso o Samba não consegue estabelecer os direitos de compartilhamento.

Se for viável, migre esses arquivos para uma partição nativa do linux onde seu usuário seja “dono” dos arquivos que você irá conseguir compartilhar numa boa.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá!

O que ele está pedindo é para você autorizar que qualquer pessoa possa acessar a pasta sem ser adm/proprietário da pasta.
Vamos realizar exatamente o que ele está pedindo, vamos colocar a instrução de que qualquer um pode acessar a pasta no arquivo de configuração do samba.

Para isso, abra o Terminal (Ctrl + Alt + T):

Primeiramente vamos realizar um backup do arquivo de configuração do samba.

sudo cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.bkp

Agora vamos abrir o arquivo de de configuração para realizarmos a alteração.

sudo xed /etc/samba/smb.conf

No editor de textos, abaixo do campo [global] insira esta linha:

usershare owner only = false

Salve o documento e feche o editor de textos.
Novamente no terminal, vamos reiniciar o samba para que as configurações entrem em vigor. Digite:

sudo service smbd restart

Ou se preferir (Eu costumo preferir!), reinicie o pc.

Agora tente novamente realizar o compartilhamento.

6 curtidas

Problema e que tem 140gb de arquivos que eu faço leitura na rede kkkkkk e não tem como mover tudo para um HD de 80gb kkkkk

Agora foi kkkkkkk obrigado!

1 curtida

Sempre às ordens! :wink:

1 curtida