Compartilhamento de pasta Linux Mint em rede híbrida (Linux, Windows, etc)

Olá.

Atualmente tenho um PC com Windows 11 que uso como estação de trabalho, outro PC com Linux Mint que estou usando como um ‘servidor (quase) NAS’, instalei o Linux Mint nele pois acabo precisando utilizar a GUI as vezes e decidi tester o Mint no processo.

Neste computador armazeno alguns arquivos pessoais e coisas de backup e deixo alguns downloads rodando além de utilizar a GUI para fazer testes de performance em um jogo indie que decidi fazer.

Dentro da estrutura do PC com Mint possuo 1 SSD NVME com o sistema criptografado com LUKS e 3 HDD’s sendo dois de 4TB (XFS) que são backups um do outro, porém não utilizo estrutura RAID 1, ambos são montados e rola um copia e cola por hora, futuramente pretendo automatizar com TIMESHIFT e outro HDD de 2TB onde monto a pasta Downloads, porém por falta de atenção acabei usando o HDD de 2TB formatado com NTFS depois de um zero fill na máquina com Windows e posterior instalação nessa, os mesmo são montados via FSTAB.

#NTFS DOWNLOADS 2TB
/dev/disk/by-partlabel/Downloads    /home/user/Downloads         ntfs-3g defaults,uid=1000,gid=1000,umask=022,nodev,nofail,x-gvfs-show,x-udisks-auth  0 0

#4TB 1
/dev/disk/by-label/4TB-1            /home/user/Downloads/4TB-1   xfs nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show                 0 0

#4TB 2
/dev/disk/by-label/4TB-2            /home/user/Downloads/4TB-2   xfs nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show                 0 0

Tentei fazer o compartilhamento da pasta Downloads com o SAMBA pelo NEMO com o botão direito na pasta - Opções De Compartilhamento seguindo tutorias da internet onde tudo sempre dá certo de primeira.

Os seguintes pacotes do samba estão instalados:

Samba
Samba-libs
Samba-vfs-modules
Samba-common-bin
Samba-dsdb-modules
Python3-samba
Vlc-plugin-samba
Nemo-share

A princípio parece funcionar, PORÉM o PC com Windows não reconhece o PC com Mint dentro da opção REDE do Windows Explorer, ao tentar acessar diretamente pelo endereço IP o mesmo diz que não pode encontrar o endereço solicitado.

Ambas máquinas possuem IPV4 estático modificado pela UI do sistema e ambos pertencem ao mesmo grupo de trabalho, no caso do mint adicionei ao arquivo:

/etc/samba/smb.conf

workgroup = grupo_customizado

Reiniciei o PC após as configurações.

Se eu tento acessar o compartilhamento pelo notebook que possui o UBUNTU o mesmo é visto dentro da interface de redes do Nautilus, porém ao tentar abrir a conexão recebo essa mensagem de erro após uns 10 segundos:

Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor: Tempo esgotado para conexão

Como visto tenho pouco conhecimento sobre Linux, especialmente em redes, então ajuda para conseguir fazer tudo rodar será muito bem aceita.