Olá.
Atualmente tenho um PC com Windows 11 que uso como estação de trabalho, outro PC com Linux Mint que estou usando como um ‘servidor (quase) NAS’, instalei o Linux Mint nele pois acabo precisando utilizar a GUI as vezes e decidi tester o Mint no processo.
Neste computador armazeno alguns arquivos pessoais e coisas de backup e deixo alguns downloads rodando além de utilizar a GUI para fazer testes de performance em um jogo indie que decidi fazer.
Dentro da estrutura do PC com Mint possuo 1 SSD NVME com o sistema criptografado com LUKS e 3 HDD’s sendo dois de 4TB (XFS) que são backups um do outro, porém não utilizo estrutura RAID 1, ambos são montados e rola um copia e cola por hora, futuramente pretendo automatizar com TIMESHIFT e outro HDD de 2TB onde monto a pasta Downloads, porém por falta de atenção acabei usando o HDD de 2TB formatado com NTFS depois de um zero fill na máquina com Windows e posterior instalação nessa, os mesmo são montados via FSTAB.
#NTFS DOWNLOADS 2TB
/dev/disk/by-partlabel/Downloads /home/user/Downloads ntfs-3g defaults,uid=1000,gid=1000,umask=022,nodev,nofail,x-gvfs-show,x-udisks-auth 0 0
#4TB 1
/dev/disk/by-label/4TB-1 /home/user/Downloads/4TB-1 xfs nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show 0 0
#4TB 2
/dev/disk/by-label/4TB-2 /home/user/Downloads/4TB-2 xfs nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show 0 0
Tentei fazer o compartilhamento da pasta Downloads com o SAMBA pelo NEMO com o botão direito na pasta - Opções De Compartilhamento seguindo tutorias da internet onde tudo sempre dá certo de primeira.
Os seguintes pacotes do samba estão instalados:
Samba
Samba-libs
Samba-vfs-modules
Samba-common-bin
Samba-dsdb-modules
Python3-samba
Vlc-plugin-samba
Nemo-share
A princípio parece funcionar, PORÉM o PC com Windows não reconhece o PC com Mint dentro da opção REDE do Windows Explorer, ao tentar acessar diretamente pelo endereço IP o mesmo diz que não pode encontrar o endereço solicitado.
Ambas máquinas possuem IPV4 estático modificado pela UI do sistema e ambos pertencem ao mesmo grupo de trabalho, no caso do mint adicionei ao arquivo:
/etc/samba/smb.conf
workgroup = grupo_customizado
Reiniciei o PC após as configurações.
Se eu tento acessar o compartilhamento pelo notebook que possui o UBUNTU o mesmo é visto dentro da interface de redes do Nautilus, porém ao tentar abrir a conexão recebo essa mensagem de erro após uns 10 segundos:
Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor: Tempo esgotado para conexão
Como visto tenho pouco conhecimento sobre Linux, especialmente em redes, então ajuda para conseguir fazer tudo rodar será muito bem aceita.