Comparando as certificações Red Hat e LPI - qual é a melhor opção para você?

A certificação Red Hat é um programa de validação de habilidades e conhecimentos em tecnologias desenvolvidas pela Red Hat, uma das principais empresas no setor de software de código aberto. Essas certificações são extremamente reconhecidas no mercado de trabalho e são projetadas para ajudar profissionais de TI a demonstrar suas capacidades em ambientes que utilizam o sistema operacional Red Hat Enterprise Linux e outras tecnologias associadas.

O programa de certificação da Red Hat oferece diversas opções, cada uma focada em diferentes áreas e níveis de experiência. As principais certificações incluem:

Red Hat Certified System Administrator (RHCSA) - focado em habilidades básicas de administração de sistemas, como gerenciamento de usuários, configuração de armazenamento e segurança.

Red Hat Certified Engineer (RHCE) - destinado a profissionais que desejam automatizar tarefas e integrar novas tecnologias, além de implementar soluções eficientes.

Red Hat Certified Architect (RHCA) - nível avançado que requer a obtenção de várias outras certificações e demonstra um profundo conhecimento em arquitetura de sistemas.

Texistem especializações em áreas como automação com Ansible, gerenciamento de contêineres e desenvolvimento em nuvem, que permitem que os profissionais se destaquem em nichos específicos do mercado.

As certificações Red Hat são altamente valorizadas pelos trabalhadores, pois garantem que os profissionais possuam habilidades práticas e atualizadas. Os exames são baseados em desempenho e realizados em ambientes práticos, o que significa que os candidatos devem demonstrar suas habilidades em situações reais, contrastando com outros programas de certificação que podem se basear apenas em testes teóricos.

Para obter uma certificação Red Hat, os candidatos geralmente precisam passar por um exame prático. É excepcional que eles completem os cursos oficiais oferecidos pela Red Hat antes do exame para garantir que estejam bem preparados. A Red Hat também disponibiliza uma plataforma chamada Red Hat Learning Subscription , que oferece acesso a cursos online para ajudar na preparação.

Após a aprovação no exame, os profissionais recebem um selo digital que pode ser utilizado para validar suas credenciais junto com trabalhadores e colegas.

Diferenças entre as certificações Red Hat e LPI

As certificações Red Hat e LPI (Linux Professional Institute) são duas das mais reconhecidas no mundo Linux, mas possuem características próprias que atendem a diferentes necessidades e perfis de profissionais.

As primeiras são específicas para o ambiente Red Hat Enterprise Linux, focadas em um caminho de especialização em suas tecnologias, com exames predominantemente práticos, baseados nas versões mais recentes do Red Hat, exigindo que os candidatos demonstrem suas habilidades em um ambiente real de trabalho. Tem validade indefinida, mas os profissionais se atualizem conforme novas versões do software são lançadas.

As do LPI são independentes das distribuições linux, baseiam-se no Linux Standard Base (LSB) que possibilitam a aplicação dos conhecimentos adquiridos em qualquer pinguim. Possui uma trilha de certificação mais flexível, com vários níveis que permitem aos candidatos avançarem gradualmente em seus conhecimentos.

Formato dos Exames

Os exames da Red Hat são práticos e realizados em ambientes controlados onde os candidatos devem resolver problemas reais, o que reflete a prática do dia a dia em um ambiente corporativo. Isso fornece uma avaliação mais precisa das habilidades do candidato.

Os exames da LPI incluem questões de múltipla escolha e questões práticas, mas não exigem que o candidato esteja em um ambiente específico para realizá-los. Isso pode tornar a preparação mais acessível para alguns candidatos.

Reconhecimento no Mercado

A da Red Hat é extremamente reconhecidas no setor corporativo, especialmente entre empresas que utilizam soluções da Red Hat,sendo vista como um indicativo forte de competência prática em ambientes empresariais, que utilizam tecnologia Red Hat.

A LPI é considerada uma das maiores a nível mundial, em Linux, sendo valorizada por sua abordagem neutra em relação às distribuições e reconhecida globalmente por diversas organizações.

Fontes: links no texto.

1 curtida