Como vocês utilizam Mods em Jogos no Linux?

Para um pouco de contexto eu já utilizo Linux há um tempo no ambiente de trabalho, e até em casa, mas nunca peguei o Linux para jogar de verdade, até por que eu dividia o PC com outra pessoa que era leiga, então para evitar dor cabeça utilizava o Windows. Recentemente eu adquiri um notebook gamer, uma máquina absurda de boa pelo preço e superior em alguns aspectos ao meu pc e notebook anterior, então estou pensando em instalar uma distribuição ao invés de ir para Windows.
Agora vem a minha questão, como vocês que jogam no Linux com mods? Ou melhor dizendo quais métodos vocês usam para gerenciar muitos mods

Porque além da barreira de dividir o PC com alguém leigo, toda pesquisa que fazia sobre instalar mods em um jogo no Linux como, por exemplo, Cyberpunk 2077, parecia desnecessariamente complicado, e me dava a percepção que jogar tal jogo em uma distro Linux era ter uma experiência de console no PC/Notebook.

Caso alguém pergunte as config do Notebook
I7-13620h
16gb Ram DDR5
512GB SSD
RTX4060

É só instalar os mods manualmente, que se resume em coloca-los na pasta do jogo.
Todo mod vem com instrução de como instalar.

Olá @Nac-Dark.TI, tudo bem contigo?

Depois que você entende como que funcionam os prefixos do Wine, fica bem mais fácil lidar com mods. Tenha em mente que o Wine cria cada programa como um ambiente separado, cada um possui seu próprio drive C: e pastas de usuário.

Uma das vantagens disso é que cada programa pode ter bibliotecas e configurações personalizadas, sem atrapalhar o funcionamento dos demais.

A desvantagem é que cada prefixo ao isolar os programas faz com que seja mais difícil lidar com programas que precisam compartilhar informações entre si, como os mods e os jogos.

Isto posto, para instalar mods com tranquilidade, basta que você rode os dois dentro do mesmo prefixo no Wine/Proton. No Heroic Games Launcher é bem simples:

Agora é só escolher o arquivo executável do MOD e ter certeza de apontar qualquer coisa que precise ser instalada para o prefixo correto (3).

:vulcan_salute:

3 curtidas

Acho que compreendi, esperar o notebook chegar e vou testar o que você me passou

1 curtida

Lembre-se que mods que envolvem substituir DLLs do jogo (comuns em jogos mais antigos, do meio dos anos 2000 pra trás) podem exigir mexer no Winecfg. Por exemplo:

(podem!)

Minha experiência colocando mods em jogos como Minecraft, Rimworld, etc é praticamente a mesma do Windows.
Geralmente é só arrastar o mod pra pasta onde ficam os arquivos do jogo, então o maior problema pra mim é só procurar onde fica a pasta de configs/dados do jogo no linux.

1 curtida