Como vocês imaginariam uma distro feita pela linux foundantion?

Recentemente vi uma frase(não me lembro especificamente onde) que era a seguinte proposição “O linux não tem uma plataforma e isso é um problema”, onde falava sobre como havia muita liberdade no linux mas não tinha uma visão do proprio Linus sobre o uso do mesmo. Então eu queria saber da comunidade como vocês imaginaria uma distro de proposito geral ou focado pra desenvolvimento de sistemas operacionais feita pela Linux foundantion.

1 curtida

a unica pergunta que eu faço é:
pra que?

3 curtidas

A pra mim seria interessante ver quais recursos eles iriam colocar e como eles imaginariam o que seria uma distro linux e a filosofia ou criar uma tendecia no mercado e talvez dar mais enfase a algum projeto mas como eu disse, só especulação e exercicio de imaginação.

o linus em si já falou algum projetos que ele gosta como o fedora e o gnome mas imagina uma reimaginação ou adaptação

1 curtida

eu sinceramente não acho que eles fossem gastar tempo e dinheiro criando uma distro só pra servir de exemplo pras outras (ate pq já existe varias)
mas seguindo sua linha de pensamento…
eu acho que eles investiram em padronização de protocolos, APIs,bibliotecas e tbm resolver certos problemas que nunca foram resolvidos no linux (drives, firmwares, quebra de dependências e outros mais)

1 curtida

Olha, embora não exista realmente, essa distro existe virtualmente, se chama Linux Standard Base, a partir desse padrão dá pra supor algumas coisas sobre essa distro hipotética:

Sem Flatpak ou Snap

Apesar de serem vendidos como o futuro do Linux, penso eu que devido a eles seguirem muito a risca (quase a nível patológico) o Linux Filesystem Hierarchy, dificilmente iriam deixar Flatpak e Snap passarem, seguindo puramente a lógica deles existiria um formato estilo AppImage que descompantaria em /opt como manda o LFH

Sem OSTree

Pra quem é early adopter desse tipo de coisa seria uma distro bem “antiquada” o LSB se baseia fortemente em RPM isso somado ao apego com LSB e a escrita direta em /usr muito provavelmente inviabilizaria o OSTree

Sem Wayland (especulação)

Considerando as suítes de testes e a lista de bibliotecas, provavelmente o Wayland estaria de fora, mas isso é suposição, o suporte a apps X11 é obrigatório mas nada sobre o protocolo ser X11 foi especificado

A metáfora do desktop finalmente deixaria de ser um produto “pré beta”

Mac e Windows (aceitem os fanboys ou não) por 30 anos vendem (e caro) um produto que sequer chega a ser beta, mas as distros Linux não ficam atrás e fazem a mesma coisa, porém como a Linux Foundation apoia o FreeDesktop muito provavelmente eles implementariam ele em sua forma completa, isso seria lindo de se ver, sem dúvida nenhuma seria um marco na história da computação pessoal

Agora a parte visual, especulação pura e simples, deixei a imaginação fluir, se prepare para groselhas:

O Nome

Seguindo o histórico de nomes, muito provavelmente o sonho engavetado (pra quem não sabe o linux se chamaria freax) do Linus Torvalds poderia vir a tona e teríamos um FreeAX Desktop, do inglês Machado Livre, não podia ser mais a cara do Torvalds

Interface

Apesar de usar GNOME o Linus já demonstrou por várias vezes ser descontente com a forma que o projeto GNOME leva as coisas, se eu tivesse que adivinhar eu chutaria que a interface seria o KDE Plasma mas diferente

Modificações no Plasma

Dificilmente viria o Discover ou qualquer outra loja e se viesse seria apenas com apps curados, Firefox por exemplo ficaria de fora, o painel de controle muito provavelmente teria uma porrada de opções removidas e/ou renomeadas, os aplicativos teriam apenas um ícone e o que eu acho mais importante: os apps nativos do sistema não usaria o nome normal, mas sim o generic name, ou seja, ao invés de Kontacts seria Contatos

Layout

Imagino que o Plasma seria travado (ou seja, por padrão o usuário não poderia mexer com os painéis, e as coisas seriam mais focadas ao centro, falo isso porque o Linus já demonstrou um certo apreço por esse tipo de coisa

Então é isso que eu penso que seria o “Desktop Linux da Linux Foundation”

2 curtidas

Mutito bom, que artigo bom e informativo. Se eu fosse adicionar mais seria apenas a especulação de que seria uma distro rolling release e stable e gostaria que tivesse uma aplicação parecida com a wsl(no windows)

Não entendi essa parte. Como assim, ainda é pré beta: O que estaria faltando ?

2 curtidas

Cara, se eu fizer a lista completa eu sou expulso por uso indevido de espaço, mas existem documentos do projeto original da Xerox de Palo Alto, quem chamou de pré beta não fui eu, mas sim um engenheiro da Apple que trabalhou no projeto Machintosh, mas tem uma lista de coisas faltantes, mas vou me ater a só uma: Pasta Modelos no Windows e OS X não existe e as distros Linux ignoram

2 curtidas