Como vocês conciliam e organizam seus interesses (hobbies) e afazeres distintos?

Pra quem não quiser ler a minhas historinha

Como vocês definem e organizam/conciliam seus interesses (estudos, hobbys, entretenimento, etc)? Criam horários? Prioridades? Focam em uma coisa ou fazem várias ao mesmo tempo? Organizam o material em um aplicativo?


Este é um problema que eu sempre tentei resolver e até hoje nunca cheguei a um consenso de qual a melhor forma de fazer isso.

Eu gostaria de especificar mais ou menos sobre isso porém não sei a melhor forma de fazer. Mas no que se refere a entretenimento, existem coisas que eu gosto bastante como:

  • Filmes
  • Futebol
  • Linux (sim, coloco linux como entretenimento xD)
  • Música
  • Jojinhos
  • Animes/séries (com uma frequência bem --muito-- menor)

Existem outras que eu estou aprendendo ou estudando:

  • Violão
  • Geologia (faculdade)
  • Inglês (está aqui, porém eu sempre começo, paro, começo, paro, começo, paro)

Mas daí entra uma outra série de coisas que eu gostaria de desenvolver mais conhecimento/habilidade como voxel art, programação, diorama, stop-motion, edição de vídeo, de imagem, estudo de mitologias, história. Outras que eu acho muito interessante porém são totalmente distantes da minha realidade e por aí vai.

Costumo misturar tantos interesses que acabo não ficando bom em nenhum ou até mesmo não pondo eles em prática. No início do mês passado, comprei altas coisas para tentar produzir alguns curtas em stop-motion, daí fui me frustrando e logo desisti (como diria minha mãe ironicamente: “vontade muita”).

Sim, também tenho esse problema de desistir rápido ao me frustrar. Fiz o mesmo com programação que até hoje nunca aprendi

Sei que é fácil você perder o “foco” no meio de tanta informação na internet e que esse excesso não é algo saudável.

Eu estou agora tentando escrever uma lista com coisas que eu me interesso para em outro momento poder focar nesses projetos, e priorizar o que agora é muito mais importante pra mim. Espero conseguir realizar isso.
__

Esse inicialmente era um tópico que serviria pra mim como autoajuda, mas daí eu fui lendo e me resolvendo sozinho :joy:
Espero também que tenha ficado algo organizado, sou péssimo nisso.

2 Curtidas

Todoist ajudou bastante a me organizar

2 Curtidas

Eu tenho usado o Notion, infelizmente ele não tem uma versão app para Linux, mas pode ser usado via navegador, eu consegui me organizar com ele, completíssimo!

Separei tudo de importante pra mim, e vou me organizando conforme meus interesses ou objetivos mudam.

2 Curtidas

Você deve ser um polímata rs

Eu tenho essa tendência de querer fazer tudo de uma vez, aí no fim não faço nada.

Acho que sua pergunta é mais sobre a organização do seu tempo em relação aos hobbies, mas vou falar mais sobre foco.
Agora eu por exemplo, quando quero aprender algo, eu escolho apenas um curso ou livro por vez e faço/leio até terminar (pelo menos tô tentando fazer assim haha).

Outra coisa é vc estabelecer horários fixos para trabalhar em um hobby específico ou para estudar/ler. Eu gosto de períodos curtos (no máximo 50 minutos).

Vc pode tentar aplicar a Regra 80/20 (Princípio de Pareto) aos seus hobbies. Esse princípio diz que 20% das ações trazem 80% dos resultados (mas as proporções podem variar). Até porque é impossível ser especialista em tudo. Então se focar no essencial vai te trazer muito mais resultados.

Às vezes, vc pode tbm sofre de perfeccionismo. Gosto desse texto aqui sobre isso. O Raiam é meio fanfarrão, mas essa ideia faz sentido:

4 Curtidas

@Rodrigo_Chile eu utilizo o Todoist porém acho que não está sendo o suficiente ou estou utilizando de forma errada


@RazarJP Eu vi o Notion, gostei da proposta, porém achei ele confuso no sentido de empresa mesmo. Teve algumas coisas que eu me perdi. Gosto de ler sobre as empresas e como os serviços funcionam porém eu consegui me perder no site do Notion. Agradeço a recomendação.

Tentarei depois ler com mais calma.


@Ana

Até gostaria de ser, mas passo longe, de polímata só fica o interesse…

Adorei o texto, principalmente essa parte:

A diferença? Enquanto esse grupo passou o trimestre pensando no que ia fazer, o outro grupo passou o trimestre inteiro fazendo .

Eu “amo” perder meu tempo planejando, me organizando para fazer alguma coisa e no final não fazer kkkk

Adorei o texto, até salvei no Pocket para sempre reler… no final eu já nem lembrava mais o que eram a lei dos 20kgs, tive que voltar pra relembrar kkk.

1 Curtida

Usou a parte do Try Boards? Essa é o pulo do gato!

Estou na procura de uma solução para me organizar também. Faço tudo conforme vou lembrando. kkk