Como eu posso ver a versão de cada driver no linux? Porque pesquisei na internet e não conseguir achar. Meu problema não é exatamente com o linux… Eu tenho um dual boot na minha máquina, linux mint e windows10, e eu uso uma tv da philco, como monitor, pois com isso tenho imagem e som, no linux tudo funciona perfeitamente, inclusive fones de ouvido, mas no windows, tem esse negocio de driver, nunca me preocupei com isso no linux. Dai queria saber a versão dos drivers, para baixar no windows.
Apesar de em alguns itens parecer comportar igual, exemplo driver de placa gpu discreta Nvidia, nem sempre há essa equivalência entre os sistemas.
O que você precisa fazer e na verdade pegar as informações do seus periféricos, quais são e quais chipset utilizam. Daí sim buscar os drivers para windows atendendo a versão do Windows que você está.
No básico o Windows ja tem uma baita biblioteca de drivers nativos e ele ainda pesquisa e as vezes trás os drivers via update pela internet buscando o que mais adequa ao seu hardware contemplando os periféricos de placa mãe network, sound card, bluetooth, etc.
Então se algo não esta legal, o que você precisa é ir no site do fabricante e buscar o driver específico para o Win. Placa de vídeo intel, site da intel, amd na amd, nvidia na nvidia e por ai vai.
Marca, modelo e série da placa mãe, vai no site tipo Asus busca drivers pelo modelo da placa e veja os drivers disponível para o que ela oferece integrado tipo do som, controladoras (chipset) placa de rede interna, as vezes wifi e bluetooth… varia pelo modelo.
Sistemas Linux normalmente é bem automático e vem no pack de firmwares do kernel onde ele habilita os módulos/drivers logo no boot quando ele detecta e seta isso como padrão na instalação ou mesmo em live. Quando ele não tem o módulo (tipo com chipsets bluetooth china cópias e ou periféricos menos comuns) você precisa da mesma forma ir no site do fabricante ver se tem, e caso não tenha… ir nas diversas comunidades buscar por modelo/chipset pacote destino/distro e instruções de como instalar e ativar módulo/configs.
Muito tem se feito para melhorar e automatizar esse processo através do programa de Firmware Updates que estão vindo ja nas principais distros e sendo o hardware participante dessa iniciativa em cada update ele ja avisa e você pode automatizar ou só clicar pra atualizar.
Sem informações específicas do seu hardware, não tem como te ajudar nesse caso.
A maioria dos drivers de Linux são desenvolvidos junto como parte do kernel (o programa fundamental que todos os sistemas chamados “Linux” compartilham), e são lançados juntos dele. Todos esses drivers têm a mesma versão, que é a mesma do kernel (que você pode saber rodando uname -r
no terminal). Porém, a versão do kernel não tem nada a ver com a versão dos drivers que você tem que instalar no Windows.
No Windows, a busca deve ser feita sabendo o fabricante e o modelo das peças de seu computador e buscando os drivers nos sites deles, como disse o @aarProTech, pois não existe essa mesma coordenação entre os programadores do Windows e os programadores dos drivers para esse sistema.