Não achei. Será que tô procurando no lugar certo?
vou fazer isso agora!!
Interessante a ideia do tópico.
Aqui eu uso o Debian + i3wm a um bom tempo. Tenho instalado também o xfce, embora ele esteja as traças, uso ele cada vez menos. Hoje 99% do tempo fico no i3wm. Minha área de trabalho está atualmente assim:
Gosto de um visual mais clean e com um contraste, pelo menos, razoável entre os itens da polybar.
No mais uso bastante, como é de se esperar, atalhos no i3wm. Não uso o mouse pra praticamente nada, a não ser quando utilizo algum programa que, aí sim, dependa do mouse, como o thunar ou o firefox.
O que faço bastante é mover entre as janelas e áreas de trabalho, afinal utilizo cada uma para um fim. E faço tudo via atalhos, os que mais utilizo são:
bindsym mod1+Tab focus next
bindsym $mod+Tab workspace back_and_forth
bindsym Control+mod1+Left workspace prev
bindsym Control+mod1+Right workspace next
Como cada área de trabalho fica reservada para determinados programas. Já utilizei no passado ícones para definir cada área de trabalho. Hoje uso somente os números mesmo. Mas, de modo geral, uso as áreas 1 e 2 para navegador, 3 para terminal, 4 para gerenciadores de arquivos (thunar/vifm), 5 para o cmus e as outras deixo sem regras definidas. Nas configs do i3 eu adiciono as regras que quero para cada área de trabalho. Deixo como exemplo a área de trabalho 4:
assign [class=“^Thunar|vifm$”] workspace 4
for_window [class=“^Thunar|vifm$”] focus
No exemplo acima, a área de trabalho 4 sempre irá abrir o thunar e o vifm e, sempre que eles forem abertos, o foco irá para essa aŕea de trabalho em específico, independente de onde eu estiver.
Uso também o scratchpad, que é uma área de trabalho invisível. Para programas que preciso abrir com frequência ou que quero deixar temporariamente invisíveis.
Os programas que mais uso são: dmenu, firefox, keepassxc, thunar, vifm, mpv, smplayer, virt-manager, cmus e kitty (já usei muito o xfce4-terminal, mas adotei o kitty recentemente). Com esses passo maior parte do meu tempo.
Por nada! ![]()
Pera aí, é so pra mim q o fórum tá com essa UI diferentona?
Eu só apliquei o tema Horizon e mais nada, é isso? Ficou bonitão…
Não uso o PC para nada radical, o que mais faço de diferente nele por enquanto é estudar NodeJS no VSCode. De resto, apenas utilizo navegador, editores de texto, escutar uma música, jogar(Muito raramente) etc.
Utilizo o Fedora KDE Plasma.
Obs: No momento do print estou/estava usando o 42, pretendo migrar pro 43 em breve.
Não sou de modificar demais o sistemas, basicamente os temas de ícones(Acho o Breeze horroroso), as cores do Plasma(Pois estou enjoado do azul rsrs.) e papel de parede utilizo uma pasta que tenho vários e que mudam aleatóriamente com o plugin de Apresentação de Slides do próprio Plasma(No nomento estava essa imagem aí) e mais algumas pequenas coisas.
Foto 1:
Foto 2:
Ah sim, alguns apps que uso com frequência:
Editor de Código: VSCode
Player de vídeo: Haruna
Player de áudio: Elisa
Office: Onlyoffice
Navegador: Firefox
Editor de texto: Kwrite
Cliente de E-Mail: Thunderbird
Cliente torrent: Ktorrent
Snapshots: BTRFS-Assistant
Edição de Imagem: GIMP - Esse aqui tenho só por desencargo de consciência, caso precise mexer em alguma coisa de imagens.
Gostei muito, parece ser bem organizado.
Parabéns.
Manutenção de Hardware na maior parte, mas faço cerca de 60% das coisas no Linux
O resto fica no Windows.
Aí, cada um teria de contar toda sua vida… ![]()
Atualmente, faço poucas coisas: – Mapas no Google Earth desktop (app); poucas edições no Gimp (simplifiquei o Toolbox, só com as ferramentas que uso muito) e muitas “anotações” em imagens no Gwenview; ler ePub no Foliate (evito PDFs, sempre que posso); algumas planilhas no LibreOffice; Kate e KWrite para textos, registros, anotações; um app de WhatsApp só para família e fornecedores (nada de grupos!); KDE Connect para baixar fotos; Google Chrome para navegar, pesquisar etc.; Dolphin para organizar os arquivos; Konsole para um monte de comandos cli e alguns scripts; y otras cositas más.
Tive uma curta experiência com tilling windows, e não gostei. – Ainda uso KWin para que cada aplicativo “lembre” a posição, formato e tamanho das respectivas janelas. – Cada app abre sempre nas mesmas posições e formatos que escolhi. (Um hábito que mantenho desde o WinXP, que deletei em 2016):
Workflow? Acho que tenho vários – um para cada assunto – História, Transportes, Mapas, Modelismo, Livros, Fotos, Filmes, Músicas, Linux etc.
Uso o Hyprland, tentei usar o Niri recentemente mas acho que não é a minha. Uso o Dolphin e o Ranger como gerenciadores de arquivos, Ly como display manager, o navegador padrão é o Zen e não uso muito mais coisas que isso não. Hahaha
Gosto do XFCE, bem levinho e prático. Sobre o desenvolvimento crio sempre uma Docker com as dependências necessárias tipo: PHP, banco de dados, composer… Não as instalo no desktop. Inspirado pela praticidade do Sway, ajustei as configurações do XFCE de forma a proporcionar um bom dinamismo para dividir as janelas e navegar entre áreas de trabalho usando apenas o teclado. Áreas de trabalho geralmente uso 2, no máximo 3 e não passa disso.
Este tópico está sendo desativado com base no disposto no comunicado de realinhamento do fórum e por estar duplicado ao Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito, que segue a mesma linha.
Tópico não aceitará mais respostas, ficando disponível para caso queira pegar alguma imagem ou informação.
Caso queiram mostrar seus sistemas, favor usar a categoria Customização e Temas > Minha Personalização
Agradecemos à colaboração de todos.