Como utilizar VPN no fedora?

Bom dia pessoal! Sou usuário de pop OS e resolvi instalar um dual boot com o fedora, porém percebi que utilizar uma VPN para trabalhar nele não é tão prático quanto no pop (Onde eu uso a própria sessão de rede nas configurações e jogava o arquivinho .ovpn que a empresa fornece, colocava usuário e senha e já foi!).

Ao tentar fazer isso no fedora o switch de conexão nem fica ligado, se desliga sozinho em menos de meio segundo ativo, dei uma pesquisada e vi algo sobre o setenforce 0, e isso fez com que o switch se mantivesse ligado, porém ao colocar usuário e senha (o mesmo que uso no pop os) a conexão não finaliza, fica carregando até dar time out e fechar. Já tentei usar o Pritnl também e deu no mesmo, carrega e não conecta.

Certamente tem alguma configuração a mais que preciso fazer, talvez algo no firewall, ou algo específico do fedora pra permitir uso de VPN que eu desconheço, alguém tem uma ideia do que pode ser pra dar uma mãozinha? Agradeço desde já

Fedora 40 Workstation
Kernel 6.8.8
Gnome 46.1

Opa Fillps, cara eu uso VPN normalmente no Fedora, sem fazer configuração nenhuma, segue como faço:

Vou em importar arquivo, e seleciono o arquivo que extraio do Surf Shark, no caso são esses dois:

image

Fala Nicolas! Boa noite, eu estou fazendo o mesmo processo, porém, meu arquivo é para open vpn, então é um config.ovpn, eu jogo lá, coloco meu usuário e nada.

Dando uma fuçada, achei um retorno do terminal que talvez dê um norte pra achar uma resposta. Navegando até a pasta /etc/openvpn/client e colando o mesmo arquivo de configuração e o arquivo de certificado X.509 e rodando o comando ‘’ sudo openvpn --config arquivoDeConfiguracao.ovpn o terminal me retornou um erro de “Senha de certificado muito fraca” e em teoria o administrador da VPN deveria resolver isso. Porém, dei boot no ubuntu, fiz o mesmo processo e tudo funcionou perfeitamente. Será que não tem uma forma de contornar isso no Fedora?

Oiê, tudo bem contigo?

É bem simples pra fazer funcionar, tu instala os pacotes openvpn e networkmanager-openvpn.

sudo dnf install openvpn networkmanager-openvpn -y

Depois de instalado tu vai nas configurações de rede, importa o seu arquivo .ovpn e coloca suas credenciais.
Com isso a tua VPN já vai ficar disponível ao lado do Wi-Fi pra tu ativar e desativar quando quiser. :slight_smile:

1 curtida

O mais usado no Fedora é o OpenVPN. Você pode instalá-lo usando o comando sudo dnf install openvpn e, em seguida, configurar e conectar-se a uma VPN usando as instruções fornecidas pelo provedor de VPN ou seguindo tutoriais online específicos para o OpenVPN no Fedora.

Tem bastante vídeo no YouTube sobre o passo a passo no Fedora.

Qual VPN você usa? Não tem aplicativo pra Fedora? Eu não uso Fedora,mas se for Surfshark achei esse link: