Como utilizar o mesmo app no windows e linux

Oi, recentemente comecei a usar o ubuntu com dual boot pro windows e queria saber se há alguma forma de utilizar os meus aplicativos já instalados no diretório do windows ou então configurar uma repartição pra funcionar em ambos sistemas, já que atualmente tô tendo que instalar a mesma aplicação duas vezes.

Não tem como. Sistemas diferentes, programas diferentes.

O que se pode fazer é ter acesso a tuas partições NTFS (e puxar os arquivos que vc precisa - o contrário, ler EXT4 desde o Windows, é possível com limitações) e instalar alguns programas Windows na sua distro via Wine/Bottles/Lutris etc. Mas isso tem limites, nem tudo roda bem.

Ou seja, acostume-se a usar alternativas nativas. No meu caso, que mexo com design gráfico, me habituei a usar Gimp/Inkscape/Scribus/Kdenlive no lugar dos programas Adobe. Mas isso vai de cada um

3 curtidas

Referente ao sistema de partições; Você tem como colocar a /home do seu linux sendo um NTFS.
Pelo o menos no Ubuntu no momento da instalação, ele não permite.
Mas se vc particionar o WIndows, deixando pra ele uma quantidade de espaçõ considerável para as instalações de Apps que vc for instalar e ele conseguir atualizar, tem como vc criar uma partição extra em NTFS só para os seus dados pessoais (Fotos, Videos, etc) e usar essa partição D: como sua /home e acessásla normalmente pelo linux.

Quanto aos Apps é como o @Rodrigo_Chile falou: Mesmo no Windows, já vá trocando seus apps por aquetes que existem pra os dois sistemas operacionais. Aí feito a mudança, trocar de sistema nem vai ser tão sentido assim.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.