Como utilizar HDs e SSDs externos para armazenar arquivos e instalar apps?

Estou planejando mudar para o LInux logo, mas tem algo que eu estou coçando para entender um pouco ainda, eu tenho 3 aparelhos de armazenamento externo no meu notebook, um SDD de 128GB, um HD de 1TB e um SSD de 1TB, eu planejo instalar o Linux no SDD de 128GB, e deixar ele majoritariamente para isso, e usar os outros drives para o máximo de outras coisas possível, mas eu entendo que a estrutura de arquivos do Linux é diferente do Windows, ele é só uma coisa unificada ao invés de ter C:, D:, etc.

Fazendo umas pesquisas e olhando por ai eu encontrei a informação que você consegue “montar” os drives para pastas especificas na hierarquia de arquivos, mas eu ainda não entendi muito bem e nem como se faria isso.

Se alguma alma boa poder me dar um esclarecimento nisso e em como fazer isso tudo, eu agradeceria muito.

1 curtida

Leia sobre fstab

Tem artigo no arch wiki

1 curtida

Olá.

Acho que dá pra resumir (não precisamente) assim:

Windows → distros Linux

c:\/
c:\users\/home/

d:\/mnt/nome-qualquer/

Além do artigo recomendado acima, você poderia dar uma olhada também em:

Cadê o Disco "C:" do Linux? Entenda a estrutura de pastas do Sistema, do canal no YouTube do Diolinux.

Entendendo permissões de arquivos Linux, guia avançado!, do blog Diolinux.

Esse último link será útil pra sua demanda de guardar arquivos variados (documentos, fotos, vídeos, músicas, …), pois imagino que você não gostaria de ficar na mão num momento de vida ou morte (drama! xD) percebendo que quer modificar um arquivo mas não tem permissão para isso.

(( Geralmente as distros Linux adotam o padrão de dar permissão livre pro perfil de usuário que criou o documento/arquivo diretório/pasta e negar que modificações sejam feitas por terceiros. ))

Bons estudos! o/

(( Se após seus estudos você chegar a conclusão de que é melhor separar o / e o /home em dispositivos de armazenamento diferentes, faça isso no momento da instalação do sistema. ))

ops! esqueci de mencionar

Como usar o GParted para manipular Discos e Partições, do canal Diolinux no YouTube.

então é possível definir em que dispositivo de armazenamento o /home será montado durante a instalação?

1 curtida

Eu faria uma instalação avançada com:
SSD 128gb
EFI
Root
Swap

SSD 1TB
Home

E no outro hd formataria com ext4 e colocaria p montar
No boot isso é facio fqzer usando o gnome disk utility

1 curtida

Angry Mood GIF by Pudgy Penguins
Ignore meu post anterior agora que vi que é externo e não interno entendi errado.

1 curtida

Na real o vídeo que tu mandou ajudou, se aquilo que o Dio fez der pra fazer na distro que eu escolher vai ser bom kkkkk

2 curtidas

Uma coisa que funcionou comigo, quando migrei um computador para Linux foi:

Os dados do disco d:\ no Windows foram transferidos para uma partição que criei com o GParted.
Antes de transferir os arquivos (que estavam num hd externo) para essa nova partição do Linux, eu rodei no terminal o comando sudo chmod 777 -R /mnt/nome-da-partição.

Aí depois disso eu transferi os arquivos. Reiniciei o computador. E então verifiquei que as permissões dos arquivos recém transferidos (que foram criados no Windows) não foram alterados, isso é, continuaram permitindo alterações por qualquer usuário (padrão do Windows).

Menciono isso porque lembro de já tive problemas com permissão de arquivos transferidos do Windows para sistemas Linux.

E reitero aqui como lembrete: arquivos criados no Linux geralmente ficam em “só leitura” para outros usuários.
Na prática, isso quer dizer que um arquivo copiado num pendrive (ou enviado por email) para ser modificado em outro computador possivelmente estará na condição “somente leitura”. Ao criar arquivos que precisarão ser modificados por outras pessoas (ou com os quais você não quer ter esse tipo de surpresa no futuro) verifique as permissões de modificação por terceiros.
Diretórios/pastas precisam de permissão de “execução”, e não apenas “leitura” e “escrita”.