Como utilizar comandos no terminal no EndeavourOS e instalar programas do ambiente de desenvolvimento

Olá pessoal, eu estou iniciando no mundo do Arch escolhi a distro EndeavourOS para entrar, eu já sou usuário do Pop!_OS e Fedora, alguém pode me orientar quais são os comandos para eu atualizar os pacotes desta distro, sei que tem a tela que permite fazer processo automatico pelo clique no botão atualizar sistema, mas eu quero conhecer os comandos no bash, de atualizar os pacotes, instalar, remover. O EndeavourOs tem alguma Central de pacotes para poder instalar programas? Ele permite instalar flatpak, qual tipo ele permite instalar? Alguém pode me dar um overview sobre o funcionamento desta distro baseada no Arch. Outra dúvida é que eu tenho outros ambientes gráficos além o padrão XFCE, caso eu faça uma instalação nesse ambiente, nos demais eu terei que instalar novamente? Agradeço desde já pela atenção e pelas orientações!!! Por gentileza se poder me passar alguma página ou vídeo de orientações de como instalar e configurar o java, MySQL e VsCode serei super grato!!!

Have fun aprendendo sobre o pacman → pacman/Rosetta - ArchWiki

3 curtidas

Você pode simplesmente seguir todo e qualquer tutorial da Arch Wiki.
https://wiki.archlinux.org/title/Main_page_(Português)

Tem também o Discovery do endeavouros.

1 curtida