Como usar um gerador de senhas fortes e ter mais segurança

https://diolinux.com.br/editorial/gerador-de-senhas-fortes-como-usar.html

Veja como utilizar um gerador de senhas fortes pode ser essencial para manter a segurança das suas contas online.

4 curtidas

Artigo ótimo, só estranhei o LastPass encabeçando as recomendações, que volta e meia vira notícia por algo controverso.
(A mais recente foi essa: LastPass Says It Didn't Leak Your Password )
Nunca usei o 1password, mas o Bitwarden é queridinho com razão, ainda mais pra comunidade Linux. Ele apenas funciona (no Linux tem appimage, flatpak, snap, deb, rpm, aur), tem um premium barato mesmo em doláres (apoiar projeto opensource tudo de bom <3), atende 95% dos casos de uso além de permitir self-host.
Outra opção interessante pra usuários menos leigos seria o KeePass e os seus vários forks, que resolve o problema de quem não confia em ter as senhas (mesmo que criptografadas) hospedadas em outro local, mas cautela ao usar: se você é distrohopper ou apenas enrolado em manter arquivos, a chance de perder sua lista de senhas é alta.

3 curtidas

Como usar um gerador de senhas fortes e ter mais segurança

Use sua cabeça.

1 curtida

Assim como os dispositivos, e bits, envelhecem, os nossos neurônios também degradam as sinapses e falham no armazenamento ou busca de informações. Quem aí nunca precisou passar uma informação específica e a palavra que ia ser pronunciada/escrita falhou na hora de transmiti-la porque “sumiu da cabeça” ou “tava na ponta da língua” e nada ? Isso mais se agrava quando se aprende uma nova língua e acontece de você esquecer certas palavras na sua língua nativa mas no novo idioma aprendido você lembra. É complicado! rsrsrs

Está aqui mais um motivo de tirar a carga pesada e estresse no cérebro pra focar no que pode ser muitas vezes mais produtivo e menos desgastante. Com milhares de sites, fóruns, plataformas, streaming que acessamos, é impossível guardar mais de 100 tipos de senhas na cabeça além das nossas informações pessoais como RG, CPF, senhas de cartão/banco, telefones, e-mails, etc.

Como disse, é melhor poupar as energias e esforço pra usá-las em outra área importante, focando e concentrando desenvolver outros setores e habilidades.

O tempo é implacável!

Abrçs

4 curtidas

Pra que essas complexidades?! Só usar o próprio buscador DuckduckGo. Que já utilizo como padrão navegador faz anos.

Faz um teste e digita na busca:

password 8

Pronto, assim ele gera uma senha forte com 8 caracteres. Mais?! Com 30 caracteres: “password 30”. Fácil e prático!

Exemplo de link direto da geração de uma senha de 8 caracteres:

1 curtida

O problema não é gerar a senha, mas guardá-la com segurança e razoável praticidade. Acho até que o termo do artigo não deveria ser “gerador” de senhas e sim “gerenciador” de senhas, ou algo assim.

1 curtida

Usei 1password, por bastante tempo mas quando descobri o Bitwarden, migrei tudo, na época foi um pouco frustrante pq o 1password tinha uma integração muito melhor com o iOS e me irritava muito quando eu cadastrava uma senha pelo PC e pra usar no celular eu tinha que manualmente sincronizar o vault e vice-versa. De umas atualizações pra cá, as vezes sincroniza automático, mas dependendo da pressa ainda tenho que fazer manual.

A interface até hoje deixa um pouco a desejar, mas está melhorando.

Feitas minhas colocações, esses “defeitinhos” :smile: são perfeitamente toleráveis, já que o preço entre as duas ferramentas é de quase 1/4 do valor no plano personal.

1password: USD 35.88 y
Bitwarden: USD 10.00 y

KeePassXC e pass. Nada mais, nada menos.

Vocês acham que o Bitwarden com self-host é mais ou menos seguro?