Como usar um "disco" raid0 no bazzite

Eu estou há tempos explorando esse tema. No início do ano testei umas cinco distros num PC Gamer velho com dois SSD juntos em um RAID0 via mdadm, um SSD em uma porta mais rápida e um HDD - dá pra brincar bastante! Foram várias configurações aí e cheguei a algumas conclusões:

• Linux dando boot no RAID0 não será tarefa fácil
  • bazzite não reconhece RAID0 em gaming mode

E para meu “azar” o bazzite roda muito bem nesse AMD velho, eu escolho um game na Steam e roda liso, escolho no Heroic/GOG… enfim, decidi ficar com o bazzite, até agora.

Ocorre que o bazzite não exibe o RAID na lista dos discos, mesmo montando e incluindo no fstab, então não consigo definir como local dos arquivos da Steam. Quando entro no modo desktop, aí o RAID aparece… porque hein???

Fato curioso é que quando fiz as experiências com as diversas distros, consegui entrar no console do Grub, e quando listo as unidades até aparece ali, mas ele não consegue acessar, apenas partição ext2 (ou DOS). Não é apenas a questão do RAID, nem ext4 ou btrfs é acessível. Imagino que essas unidades/partições só estarão visíveis mais tarde durante o carregamento do Linux.

Para o caso do bazzite, me ocorreu a ideia de tentar fazer o Grub carregar os módulos part_gpt.mod e mdraid1x.mod para depois montar a unidade, quem sabe. Meu /etc/default/grub ficou assim:
GRUB_TIMEOUT=3
GRUB_TIMEOUT_STYLE=menu
GRUB_TERMINAL_OUTPUT="console"
insmod part_gpt
insmod mdraid1x

Mas resultou no erro:

sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
insmod: ERROR: could not load module part_gpt: No such file or directory

Assim não é atualizada a configuração, estaca zero. Eu realmente entendo pouco de Grub, vou atrás das dicas e não conheço nenhuma ferramenta de edição como tem para macOS… alguma dica? Quais as alternativas?

Bom, a quem interessar possa, desisti da empreitada de novo, pelo menos por enquanto, talvez para sempre.

O bizarro é que eu decidi instalar então o Fedora 44, já que estava no bazzite, mas o bazzite era sobre o Fedora 43, e o 44 veio todo bugado! Consegui atualizar e remendar via terminal achando que iria melhorar, mas não, o tal do Discovery não para em pé, fica tudo travando… desisti. Por fim, voltei para o Mint, dessa vez o 22.3 que está rodando bem lisinho, poucos perrengues, ainda não me acertei com o Timeshift, mas acho que vai dar. O Steam é que deu bastante trabalho, deu saudades do bazzite, mas vou precisar de tempo e dinheiro para ele.

E é por isso que as pessoas pagam por um Mac ou ficam num Windows.