Como usar o testdisk no Ubuntu

Instalei o ubuntu primeiro em um HD externo e funcionou , depois instalei no Hd interno e ficou ok.
Acontece que na instalação do Ubuntu no HD externo deletei sem querer uma partição grande e não estou sabendo recuperar com o testdisk.
Inicio o test disk com sudo> seleciono o HD externo > clico em analise > ele acha as duas partições
Depois uso um comando do teclado que dá saidas repetidas como se tudo estivesse em dobro.
Seleciono Backup e selciono o meu Hd interno com o diretório /Imagens mas não funciona.
Tem como restaurar os dados no próprio HD externo?
Desde já grato pela ajuda.

Abri o aplicativo discos e deletei a partição que estava o Ubuntu e redimensionei para o tamanho total de 750 GB. Estou rodando o testdisk nesta unica partição agora e está executando um teste de todo o HD. Espero recuperar alguma coisa . Se alguém souber usar bem o testdisk agradecerei a ajuda.

cara, o testdisk é muuuuuuuuuuito confuso, então eu preparei esse passo a passo beeeeem rápido que acabei de fazer aqui:

1. o testdisk vai te perguntar se vc quer criar um log, eu geralmente seleciono “no log”

2. seleciona o dispositivo que vc quer recuperar a partição de

3. seleciona o tipo de partição que vc quer recuperar
    intel = tipos de partição criados para tabelas de partições mbr
    efi gpt = tipos de partição criados para tabelas de partições gpt

4. seleciona “analyse”

5. seleciona “quick search”

6. seleciona “continue”

7. seleciona a partição que vc quer recuperar na lista (não precisa de dar enter, só navega até ela)

8. pressiona a

9. e vai pressionando enter até passar de “[Done]”

10. seleciona “continue”

11. seleciona “write”

agora já pode sair do testdisk e fazer no terminal:

sudo partprobe

e a partição já vai estar de volta

1 Curtida

Muito obrigado. Vou tentar aqui e digo o que aconteceu. Valeu.

1 Curtida

Não conheço o testdisk, mas, se não der certo, o GParted é uma opção que eu já usei e consegui recuperar vários arquivos de forma bem fácil.

Infelizmente nenhum dos dois programas conseguiu recuperar a partição. Ela foi embora para sempre. Vou formatar o HD em fat 32 e usá-lo como backup misto do windows 10 e do linux mint 20.
Obrigado pela ajuda. Mas eu fiz muita lambança no particionamento até tornar irrecuperável. Sorte que quase tudo estava com backup no Google drive e one drive. Obrigado pelas dicas.

existe o foremost e o photorec (que vem no testdisk), vc pode tentar os dois, mesmo com o pendrive formatado aí agora