Atualizei ontem para 22.04; vim da 20.04. Estou achando bem fluido, com o sistema bem limpo e sem necessidades de usar extensões extras. Habilitei o wayland e estou gostando do resultado (Só o OBS Studio que não funciona para gravar a tela pq depende do xorg). Aparentemente estável como é de se esperar de uma LTS.
OBS já faz gravação de tela no wayland a um bom tempo tente executar obs -platform wayland
se não funcionar, verifique se o pacote xdg-desktop-portal-gnome está instalado (esse é o nome do pacote no fedora, não sei precisar se no Pop é o mesmo nome) e talvez seja necessário você alterar o arquivo .desktop e adicionar essa linha.
Exec=obs -platform wayland
o mome do arquivo desktop do OBS é com.obsproject.Studio.desktop
localizado em /usr/share/applications se possível faça uma cópia em .local/share/aplications e altere, pois em caso de atualização o arquivo será reescrito, outra opção é utilizar a versão flatpak.
Aqui o obs sendo executado no wayland.
Top! Vou dar uma olhada
PS: teria que verificar se o Pop está utilizando pipewire ao invés do pulseaudio, se não estiver creio que você vai ter que utilizar a versão flatpak.
Não poderia deixar de citar que a máquina de codar Georges Stavracas que trabalhou arduamente para faz isso possível.
O obs tem uma versão que funciona com Wayland.
Caso não fizeram, só para esclarecer que o OBS não depende do Xorg, ele roda nativamente no Wayland desde a versão 27+
o OBS funciona no Wayland sem o pipewire-pulse (pipewire controlando audio) mas precisa do pacote pipewire (que controla o video) + pacotes xdg-desktop-portal… (portais vem por padrão em todas as distros) pois o plugin usa o pipewire+portais diretamente para funcionar no Wayland.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.