Como usar o chip gráfico nvidia do meu laptop com Manjaro Gnome?

O meu notebook possui uma placa dedicada Nvidia MX450 e o sistema Manjaro Gnome instalado, com os drivers proprietários “video-hybrid-intel-nvidia-prime”. Porém, aparentemente, ele não tem usado o chip gráfico quando eu estou executando tarefas que exigem muito vídeo ou jogos.

Na wiki do Arch Linux e fórum do Manjaro (links abaixo) existem alguns tutoriais para “ativar” a placa de vídeo, porém é um processo difícil para um usuário iniciante.

Além disso a internet está recheada de soluções desencontradas e em lingua estrangeira, que dificulta um pouco a vida. Não que um Google Tradutor não ajude, mas em alguns casos atrapalha (rs).

Existe algum metodo mais recente ou mais fácil pra poder usar minha MX450? O Linux já é um sistema tão popular e moderno, qual o motivo de dificultar algo assim?

Links:

https://archived.forum.manjaro.org/t/guide-install-and-configure-optimus-manager-for-hybrid-gpu-setups-intel-nvidia/92196

1 curtida

Seu notebook tem o sistema que usa tanto a placa do processador e a dedicada ?

1 curtida

É aquele tal de optimus manager? Eu li em algum lugar que ele já vem instalado por padrão no Manjaro, mas eu mesmo não tenho certeza disso. Como eu vejo?

1 curtida

Sim, não tenho muita experiência com a base Arch pra te ajudar, mas vou dar uma checada pra ti enquanto aparece o pessoal que usa Manjaro hehe

Você já tentou alguma solução ? se sim, qual ?
Passa o modelo do seu Notebook.

1 curtida

Instala um pacote chamado optimus-manager-qt, está no AUR. Ele cria um ícone na bandeja pra alternar entre híbrido, dedicada e integrada. Caso não apareça, seria o caso de colocar uma extensão pra permitir que os ícones na bandeja apareçam, se não me engano é o tray icons reloaded…

3 curtidas

Ainda não tentei nada, tenho receio de acabar fazendo algo errado rs. Os fóruns e tutoriais recomendam instalar o optimus, mas sempre tem algum lugar que recomenda fazer algo adicional ou específico para uma interface gráfica.

Meu laptop é um Dell Inspiron 15 5510 com Intel 11th i5-11320H, 16GB de RAM e uma MX450.

Faz cópia antes com o Timeshift, qq coisa dá boot por um pendrive e restaura

1 curtida

O pior é que, além de ser um apessoa receosa, por enquanto só estou com esse laptop. Li que o otimus só funciona após uma série de configurações e ainda tem usuários que enfrentam problemas. Como não quero ter que apelar para o dual boot vou ter que aguardar algo mais intuitivo ou oficial, do contrário terei que aguardar a conclusão do meu curso ou ter um pouco mais de experiência com a distribuição. Acho que esse é o jeito por hora.

É triste. A primissa de usar o vídeo itegrado pra economizar energia é interessante, mas dificultar a vida do úsuario menos avançado é chato.

Eu uso num notebook Samsung Book X10 com um i7 de 10ª e uma MX110, funciona perfeitamente - na verdade, faz uns meses deu um erro, mas entrei num TTY, recompilei o optimus, reinstalei o LightDM (que quebrou junto) e resolvido…

1 curtida

Você só instalou o “optimus-manager” e “optimus-manager qt” e mudou para dedicado ou preciosou configurar algo mais?

1 curtida

Eu mexi na config pra se carregar ligado na tomada o sistema entra em modo híbrido, e, em bateria, em modo chip integrado. Basicamente isso, além de garantir que o optimus-manager-qt esteja na inicialização automática (o que ele já faz, acredito). No teu caso, como é Gnome, é legal procurar alguma extensão que faça os ícones aparecerem na bandeja, como disse acima…

1 curtida

Okay, Vou tentar rs.

Então vou dar um “Sudo Pacman -S optimus-manager optimus-manager-qt”, certo?

Após a intalação vi em alguns tutoriais que preciso dar um “sudo systemctl enable optimus-manager” e um “reboot” em seguida.

No gitHub também tem alguns extras para o Gnome. Segue:

" Se você usa o Gnome ou o Gnome Display Manager (GDM), há alguns requisitos extras para poder usar o optimus-manager :

• gdm O pacote padrão dos repositórios Archlinux e Manjaro não é compatível com o optimus-manager, então você deve substituí-lo por esta versão corrigida: gdm-prime (também substitui libgdm ). O patch foi escrito pela Canonical para Ubuntu e simplesmente adiciona dois pontos de entrada de script especificamente para a comutação Prime. O pacote é idêntico ao oficial.
  • O Gnome lança sessões Wayland por padrão, que são incompatíveis com o optimus-manager. Para forçar as sessões do Xorg, você precisa editar o arquivo /etc/gdm/custom.conf e remover o # antes da linha #WaylandEnable=false .

Outra peculiaridade do GDM é que o servidor X pode não reiniciar automaticamente após uma troca de GPU. Se você vir uma tela preta vazia ou uma tela preta com um cursor piscando, tente voltar para um TTY vazio (com Ctrl+Alt+F5, por exemplo), depois volte para TTY1 com Ctrl+Alt+F1. Veja esta pergunta de FAQ ."

Sei que tudo isso parece óbivo e que eu simplesmente poderia seguir o “passo a passo”. Mas é importante pra mim fazer isso de forma assistida, e de preferência com alguém que já tenha experiência.

1 curtida

Faz tudo pelo Pamac gráfico, até pq esses pacotes (o optimus e o gdm-prime) devem ser do AUR…

Isso se tua placa usar algum driver até o 470. O 495 em diante creio que consegue lidar bem com o Wayland - mas sugiro fazer o que ele te diz e forçar sessão XOrg