Comprei um mouse da Logitech que funciona tanto pelo USB, quanto pelo bluetooth. Porém, na distro que estou usando, o bluetooth funciona somente para transferência de arquivos.
O que preciso instalar para que funcione? Não só com o mouse em específico, mas também, com fones bluetooth e outros periféricos.
Ao que tudo indica o chip bluetooth que veio integrado no seu notebook é um daqueles “complicados” de deixar redondinho. Encontrei este tutorial indicando a compilação do driver para conseguir ter todas as funcionalidades do chip.
Se nada der certo, talvez valha a pena considerar um adaptador USB bluetooth com um histórico melhor de compatibilidade.
Vou dar um chute e assumir que tu não fala inglês, e talvez tu siga aqueles passos cegamente, e acabe fazendo algo errado. Então eu vou explicar aqui o que deve ser feito com aquele driver.
Antes de tudo, vamos ter certeza de que a distro está preparada para o uso de dkms: $ sudo apt install build-essential dkms
Instale os outros pacotes necessários, se esse já não estiverem presentes: $ sudo apt install git libelf-dev
Acabei de checar aqui e o repositório do driver ainda está de pé: $ git clone https://github.com/lwfinger/rtl8723bu.git
Aqui ele entra em root pra listar o driver velho na blacklist: $ sudo -i $ echo blacklist rtl8xxxu >> /etc/modprobe.d/blacklist.conf $ exit
Agora entre no repositório que você clonou do git: $ cd rtl8723bu
E execute esses comandos para instalar o driver em DKMS: $ source dkms.conf $ sudo mkdir /usr/src/$PACKAGE_NAME-$PACKAGE_VERSION $ sudo cp -r core hal include os_dep platform dkms.conf Makefile rtl8723b_fw.bin /usr/src/$PACKAGE_NAME-$PACKAGE_VERSION $ sudo dkms add $PACKAGE_NAME/$PACKAGE_VERSION $ sudo dkms autoinstall $PACKAGE_NAME/$PACKAGE_VERSION
Eu não sei se esses comandos são todos necessários, não é asism que eu instalo drivers com o DKMS no meu PC. Mas eu também não vejo nenhuma razão para não funcionar.
Gostaria de usar no bluetooth justamente para poupar uma entrada USB. O notebook que estou usando tem somente duas portas e uma delas já utilizada para o pendrive no roda minha distro roda.
Eu sou um estudante ainda e, por isso, estou estudando inglês ainda. Não sigo os passos cegamente. Quando vejo um site em inglês, leio o que sei e o resto eu traduzo. A única coisa que instalei com foi um app que deixa as opções bluetooth mais claras e fáceis de mexer (se não me engano, foi o blueman, ou algo assim)
Vou fazer o que tu me disseste e trago o feedback aqui mesmo
O driver do hardware Wi-Fi/Bluetooth to seu PC não é disponível originalmente. Você precisa instalá-lo via dkms, como eu mostrei no post. O que eu fiz foi simplesmente traduzir o link do @eddiecsilva com as informações de forma um pouco mais coesa. Siga os passos que eu lhe sugeri, e envie aqui o resultado.
Quando reiniciei, apareceram duas opções de Wi-Fi e agora não consigo me conectar a nenhum Wi-Fi. Vou reinstalar o sistema, já estava ocorrendo outro problema mesmo.