Como usar mesa digitalizadora no pop os?

eu estou enfrentando problemas pra utilizar minha mesa, não faço a menor ideia de como configurar ela, quando a conecto não abre nada, ela já funciona direto, porem ela está funcionando deitada, tipo, se movo a caneta pra direita ela sobe e se movo pra esqueda ela desce, alguém poderia dar uma mão?
a mesa em questão é uma zinnia momentum 50

Faltou algumas informações, se for o PopOS com Gnome, nas configurações dele é possível inverter ela. Ou você pode simplesmente instalar o OpenTabletDriver.

é a versão com gnome, nas configurações dá pra resolver então?

vou dar uma olhadinha aqui

o opentabletdriver por algum motivo não reconhece a mesa, e nas configurações não aparece nenhuma opção pra mudar o direcionamento :confused:

Mesas dessa marca não possuem drive nativo para Linux, e justamente por isso são mais baratas.

Veja se nesse site tem alguma mesa de outra marca mas com o mesmo modelo da sua, se tiver é capaz que o driver deles funcione: DIGImend - Tablets

Minha recomendação pessoal é que você venda estas mesa da Zinnia e compre uma das marcas abaixo que possuem driver homologado para Linux e dão suporte constante no Linux.
XP-Pen, Ugee, Huion, Gaomon e Veikk.

XP-Pen e Huion possuem loja oficial no Brasil, já a Gaomon vende pelo Aliexpress com estoque já no Brasil:

https://store.huion.com/

Já usei mesas de todas elas com exceção da Veikk, eu gosto bastante das mesas da XP-Pen e Ugee pois são bem equilibradas em termos de recurso x qualidade x preço.

XP-Pen é uma marca Japonesa criada por ex-engenheiros/funcionários da Wacom do Japão, já a Ugee anos depois comprou a XP-Pen por volta de 2022 (se não me engano) por isso alguns dos produtos você vai encontrar em ambas como a Mesa M708 da Ugee e a mesa Star03 da XP-Pen que não exatamente a mesma, inclusive o driver deles é o mesmo só muda a cor e o logo.