Olá pessoal, sou recém convertido ao linux graças ao profeta Dio e ao trabalho de todos desse fascinante projeto.
Gostaria de saber como posso usar uma extensão do gnome 42 no gnome 43 já que ainda não foi atualizada e parece que pode demorar um pouco, uso o Ubuntu 20.10 no desktop, que instalei pensando que era a LTS ¨rsrsrs¨, a extensão que me refiro em especial é Soft brightness, controle de brilho da tela, (sugestão para um vídeo olha ai).
Valeu!!!
Você terá que baixá-la e modificar o arquivo que diz as versões do Gnome suportadas, e depois instalá-la manualmente. Contudo podem haver incompatibilidades e certos bugs, então não é recomendado.
Para fazer isso, primeiro você faz o Download da extensão. Recomendo ir aqui e selecionar a última versão do Gnome suportada na parte de Downloads, seguido pela última versão da extensão.
Você terá um arquivo zip, extraia-o em algum lugar. No nautilus basta clicar duas vezes no zip que ele já será extraído.
Após extrair você verá que dentro do diretório terá um arquivo chamado metadata.json, será esse o arquivo que iremos modificar. Abra-o no seu editor de texto preferido.
Após abrir o arquivo, veja a parte que diz shell-version, ela diz todas as versões suportadas pela extensão. Para adicionar suporte ao Gnome 43, basta colocar uma vírgula no “42”, pular uma linha e colocar “43” abaixo.
Depois, procure pela parte que diz “uuid”, esse é o identificador da extensão. Copie esse uuid e renomeie a pasta extraída para isso. Por exemplo, nessa extensão o uuid é “[email protected]”, então você muda o nome da pasta para isso.
Após isso, só criar a pasta ~/.local/share/gnome-shell/extensions e mover a pasta da extensão para lá.
Edit: Parece que, de acordo com essa pull request, há alguma modificação na extensão para que ela funcione no Gnome 43, pois algo foi modificado internamente no Gnome. Então não sei se vai funcionar.
2 curtidas
Resumindo, espera chegar a versão atualizada.
1 curtida
Obrigado pela ajuda, talvez não funcione, mas pelo menos entendi um pouco da estrutura do código, valeu!!!
1 curtida
É, acho que é a melhor opção, por enquanto vou me virando com o xrand, valeu jovem!
1 curtida