Como usar as opções avançadas do Heroic Launcher (wine, proton e prefixos)

O Heroic Launcher é um programa que permite aos usuários de distribuições Linux, instalar facilmente seus jogos da Epic Games. Se você ainda não conhece o Heroic Launcher sugiro dar uma olhada neste artigo.

O programa que está disponível em diversos formatos, possui uma interface muito coerente e permite instalar títulos com apenas um clique, além de fornecer acesso a opções avançadas de configuração para você poder customizar sua experiência nos jogos. Vamos conhecer algumas dessas opções.

Usando diferentes versões Wine

O Wine/Proton estão em constante desenvolvimento e sempre implementam mais funções, tornando cada vez mais jogos compatíveis. Caso você deseje (ou precise) ter várias versões do Wine/Proton instaladas, você pode configurar o Heroic para usar versões específicas nos jogos instalados.

1- Para adicionar uma versão específica do Wine ou do Proton, acesse as preferências(1) e clique em Wine (2) e depois no botão + em “Custom Wine/Proton Paths” (3).

2 - Após selecionar o diretório com a versão customizada, basta confirmar. As novas opções ficarão disponíveis na interface da Heroic (1) e na lista de runtimes disponíveis (2).


Usando diferentes prefixos do Wine

O prefixo padrão, é o local onde são armazenadas as configurações específicas de instalação para um jogo, como DLL’s, complementos e extras do Wine. Para customizar cada prefixo do Wine você pode utilizar o Winetricks ou o WineCFG.

Telas de configuração dos prefixos Wine
1 - Para alterar o prefixo padrão do Heroic, clique em “Settings” ou “Configurações” e para configurar o prefixo de um jogo individualmente, basta clicar na engrenagem que aparece sobre a miniatura do jogo.

2 - Na tela seguinte, clique no ícone de + em “Wine Prefix Folder” e escolher o diretório com a instalação do Wine que deseja utilizar.

Esse recurso é particularmente útil para testar tweaks e versões em desenvolvimento do Wine, facilitando conferir se seu jogo preferido funciona com melhor performance com ajustes específicos.


Como usar uma versão do Proton específica

O projeto Proton da Valve possui muitas versões customizadas, focadas em resolver problemas de compatibilidade em jogos específicos. Por padrão, o Heroic Launcer busca por versões do Proton disponíveis na pasta de instalação do Steam, para escolher versões específicas os passos são bastante simples.

1 - Clique em Settings(1), depois na lista disponível em “Wine Version”(2) selecione a versão que deseja utilizar do Wine/Proton (3).


:arrow_right: :arrow_right: Deixe seu comentário com quais opções você costuma customizar seus jogos em Wine/Proton! Nos vemos na próxima dica.

:vulcan_salute:

13 Curtidas