Como usar aceleração de hardware no Pop OS?

Olá, sou novo aqui no fórum e também no mundo Linux, recentemente, decidi mudar do Windows 10 para o Pop OS depois de testar várias distros, como Mint, Ubuntu, Fedora, Zorin etc… e o Pop OS se tornou minha favorita.

Já estou acostumado a usar bastante o terminal (até prefiro) e estudo muito sobre o sistema, mas o único problema que esbarrei na minha mudança foi fazer com que a aceleração de hardware funcione, já li vários tópicos e tentei vários guias, porém nada, no WIndows conseguia reproduzir até 4K (mesmo meu hardware sendo fraco), já no Linux, Twitch e YouTube travam bastante ao colocar em 1080p60.

Gostaria da ajuda dos mais experientes do que posso fazer, talvez algo que eu não tenha tentado por exemplo. Uso um notebook Samsung Book E20, com CPU: Intel Celeron 5205U, GPU: Intel UHD Graphics, RAM: 4GB e um SSD: Crucial MX500.

1 curtida

Pelo que entendi vc está falando de aceleração via hardware no browser certo? Então, no Linux somente o Firefox e o Chromium (modificado) possuem suporte a decodificação de vídeo via gpu. Qual navevc está usando?

Sim, me refiro ao uso pelo navegador, estou usando o Chrome no momento, mas intercalo com Firefox também.

Pse. Então: O Chrome não suporta decodificar vídeos pela GPU. o Firefox sim! Apenas verifique no Firefox se o Webrender está ativado e as duas flags Vaapi em about:config estão em true.

1 curtida
1 curtida

Testei essa solução ontem e infelizmente no meu hardware com intel não funcionou. Espero que dê certo no caso dele.

1 curtida

O VideoEnhance está funcionando agora.

Eu troquei o pacote libva-intel-driver pelo intel-media-driver e essa opção começou a funcionar.

1 curtida

Obrigado, mas já li esse artigo, infelizmente não funcionou comigo, eu até li seu comentário no outro tópico, tentei fazer algumas alterações, vendo se dava em algo, porém não.

Já pesquisou se o seu hardware é compatível? Pode ser isso.

Entendi, já ativei as flags Vaapi, já o Webrender, eu devo ativar apenas a primeira (gfx.webrender.all)?

No seu comentário anterior você citou o Chromium modificado, onde obtenho essa versão?

Obrigado.

No Firefox 94 o Webrender já deve estar ativado por padrão. Vc pode verificar isso digitando (about:support) no navegador. O Suporte a EGL (Necessário para aceleração de video) tmb já deve estar ativado por padrão. Caso não esteja procure a flag (egl-force) em about:config e coloque em true. Resumindo: Por padrão a única flag q vc vai ativar é a outra flag Vaapi (são duas e uma já deve estar em true) para que assim seu Firefox reproduza os vídeos usando sua placa gráfica.

1 curtida

Quanto ao Chromium modificado é uma versão compilada pela comunidade com suporte a Vaapi. Só dar uma pesquisada no Google sobre como instalar na sua distro.

OK, deu certo, na Twitch os VODs estão reproduzindo perfeitamente, e em outros sites também, mas no YouTube não, tentei a extensão h264ify, funcionou, mas o vídeo fica com qualidade horrível, existe alguma solução para isso? obs: meu hardware suporta VP8/VP9.

Valeu, já encontrei aqui.

Se teu hardware suporte vp9 ele deveria reproduzir normalmente no Firefox. Eu reproduzo aqui no meu em h264 no Youtube em fullHD. Não acho a imagem ruim. Meu hardware é um intel N3010.

Comparei a imagem do vídeo com a extensão do h264 ligada e desligada (ou seja, usando a CPU para VP9, mesmo meu hardware tendo suporte), pelo h264 a imagem fica acinzentada, já desligada fica com as cores normais.

Estranho viu. Aqui a imagem fica normal. Tem como vc mostrar um print em vp9 e h264? Podemos comparar a msm imagem. Mando um print aki tmb.

Percebi. Pode ser devido ao uso de codecs diferentes. Quando vc desativar a extensão h264 ele deve ta usando vp9 no Youtube.