Como usar a GPU desse Sony Vaio antigo

Tenho esse Sony Vaio modelo VPCSB25FB queria saber como faço para usar a GPU dele no Linux? Sei que não muito forte, mas deve rodar uns joguinhos retro né?
Pelo que pesquisei no Windows trocaria a GPU usando esse botão de stamina e speed, mas não funciona no Linux e também não consegui fazer funcionar no Windows porque não achei os drivers desse treco kkkk
Então se alguém conseguir me ajudar com isso pfvr

OS: Fedora Linux 43 (KDE Plasma Desktop Edition) x86_64

Host: VPCSB25FB (C7005ZZS)

Kernel: Linux 6.17.8-300.fc43.x86_64

CPU: Intel(R) Core™ i5-2410M (4) @ 2.90 GHz
GPU 1: AMD Radeon HD 6400M/7400M Series
GPU 2: Intel 2nd Generation Core Processor Family Intel

Olha a solução desse kra

1 curtida

Resumindo o tópico do @sparrow: A má notícia é que sem criar um programinha/script para reagir à chave, ela é basicamente um enfeite. A boa é que a GPU já é reconhecida e basta usar os mecanismos padrões do Linux para jogar com ela.

Um programa para testar isso é o glxgears que fica no pacote glx-utils. Compare a saída de glxgears -info e env DRI_PRIME=1 glxgears -info (vai ter uma saída enorme, procure a linha que começa com GL_RENDERER, que lista a placa sendo utilizada). Deve uma janela com a animação de três engrenagens.

Bem retro mesmo. Inclusive, como ambas as placas não tem suporte à Vulkan, caso use a Steam para rodar jogos de Windows, terá que usar PROTON_USE_WINED3D=1 %command% nas opções de inicialização de todos os jogos.

1 curtida

tenho um notebook da vaio aqui também e ele tem um botão extra chamado assist que abre uma tela personalizada com algumas opções como entrar na bios e outras besteirolas, achei engraçado esse modelo com botão de stamina/speed kkkkkk, esses notebooks vaio/positivo são muito esquisitos