Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/06/como-turbinar-notebook-no-ubuntu-20-04.html
Neste tutorial, vou apresentar de como é possível turbinar o seu notebook no Ubuntu com algumas ferramentas bem conhecidas.
Legal, a única ressalva é ter usado o termo incorreto em inglês. Laptop e não notebook. Todo mundo escreve assim? E daí? Não há necessidade de ser como manada. Um abraço.
Faz algum sentido fazer essas modificações num lap sem bateria e sem placa de vídeo dedicada?
E eu uso MATE, aí não consigo usar Gnome Shells…
Creio q sim viu, testa ai e vê se da uma melhora. No meu outro notebook, deu um up muito grande viu. Abs
Não consegui instalar a app para controlar o cpufreq, o CPU Power Manager. Mas instalei o Slimbook Battery. E sim, me pareceu que houve melhora, abas carregando mais rápido no Chrome, alternar programas parece mais rápido tbm. Não testei ainda com algo mais pesado. Hj vou editar algo no Kdenlive, me parece a melhor prova que posso fazer nele
É, com Kdenlive aberto e clipes em Full HD, o bichinho sofreu… mas tá editando assim mesmo… não consigo avaliar se teve muita mudança, mas parece que sim… também, um I3 de 2014 com placa Intel onboard, era de se esperar
É necessário mesmo os dois passos antes da instalação do slimbook? Achei desnecessário pois repetem opções do Slimbook de forma básica. Estou errado?
Acho que seria mais adequado é informar que, caso a pessoa queira um modo (mais) avançado de gerenciamento de energia, poderia instalar o slimbook, que funciona de modo independente do conseguido com os passos anteriores.
Que achas?
Não acho não man, como falo no artigo “O Slimbook Battery 3 é um complemento para o cpufreq e as outras ferramentas citadas, pois você poderá configurar os 3 (três) perfis já existentes da forma mais conveniente.” . Então fica a escolha da pessoa querer utilizar ou não eles juntas ou separada. E nos meus testes aqui, usando todas elas em conjunto por mais de 30 dias, tive um resultado bem bacana
Amigo, então, apesar do pessoal do slimbook não recomendar outros programas de gerenciamento de energia, usar o cpufreq não prejudicou teu sistema?
Tu usas o modo de energy saver, do cpufreq, e o de economia de energia do slimbook ao mesmo tempo (quando, por ex., estás só na bateria)?
Grato!
Cara, prejudicou nada. Quando usei os dois modos de Save Energy do Power Manager e do Slimbook, alem de mudar pra GPU da Intel (notebook hibrido hehe), consegui pelo menos umas 5hrs de bateria.
não consegui instalar o cpufreq
depois de fazer todo o processo, a extensão me informou “your computer does not suppor intel_pstate”
e faz sentido, meu processador é um AMD Ryzen 5 2500U.
o cpufreq só funciona com processadores da intel?
Q eu saiba não, mas da uma olhada no GitHub deles pra ver se tem alguma issue parecida.