Como trocar o nome de usuário e máquina no terminal?

Prezados, boa noite!

  Gostaria de saber como troco o nome de usuário e máquina, queria deixar mais personalizado meu pc. Comprei em Maio/2020 e veio já com login e senha, queria mudar.
 Mostra no terminal assim usuario@computador. 
 Outra questão como inserimos imagens nessa plataforma?
 Desde já agradeço.

Dados:
Sistema Operacional: Linux mint 19.2 mate
versão: Cinnamom:4.2.4
Kernal do linux: 5.3.0-53 generic.

Olá, @Nubia_Rodrigues.

Para trocar o nome do computador, execute o seguinte comando no terminal. Esse comando abre o arquivo /etc/hostname, no qual é armazenado o nome. Para abrir será necessário colocar a sua senha. Depois é só editar o nome, salvar o arquivo, fechar o programa e reiniciar o computador.
Obs.: O nome do computador não pode conter espaço e caracteres especiais (ex.: @#$%_), e deve começar com uma letra.

xed admin:///etc/hostname

Sobre o usuário, até é possível trocar o login do usuário sem criar um novo, mas não é tão fácil. Eu recomendo você criar um outro usuário, mover os arquivos de um para o outro, e depois deletar o usuário.

Ou, se você não se incomodar que o “login” seja “usuario”, mas o nome completo seja outro, você pode simplesmente modificar o nome. Para isso, abra o programa “Usuários e Grupos”, clique no seu usuário e depois no botão que fica ao lado da palavra “Nome” (que vai conter o nome do usuário). Depois é só escrever o novo nome e dar “Enter”.

Nessa mesma tela você pode adicionar um novo usuário, clicando em “Adicionar”. Depois que terminar de cadastrar, clique no novo usuário (no menu da esquerda) e depois no botão “Nenhuma senha definida”. Na janela que aparecer, cadastre uma senha para o usuário. Para mudar a foto, é só clicar no botão ao lado de “Imagem”.

3 curtidas

Bruno, boa noite!

  Como insiro imagem aqui, para melhor apresentar o que ocorreu?

se quiser o passo a passo via termnal
https://www.cyberciti.biz/faq/howto-change-rename-user-name-id/

outra coisa se for só no terminal

vai no arquivo ~/.bashrc

Procure por PS1

Aqui tem um gerador online
http://bashrcgenerator.com/

só copie a parte que quer

se tiver algo como [\e[0;36m] , isso seria a cor aplicada

1 curtida

Tem alguns jeitos de fazer isso.
O mais fácil é arrastar a imagem do navegador de arquivos para cima do campo da mensagem.

Peek 05-06-2020 02-15

Você também pode clicar no ícone da imagem, no menu de formatação da imagem, e depois em “Browse”. Ai seleciona o arquivo, clique em “Abrir” e depois em “Enviar”.

Peek 05-06-2020 02-14

1 curtida

Bruno!

Muito obrigada, consegui inserir a imagem, veja o que ocorreu com o comando orientado.

Sobre a dica pelo modo gráfico, como realizo a mudança de meus documentos para cria o usuário com meu nome, pois olha só abaixo do meu nome consta usuário, e quero tirar o nome usuário. Apenas preocupo de apagar ou não enviar meus arquivos que tenho conforme tela abaixo.  

1 curtida

Boa noite, senhor Adriano!

     Li seu artigo, e realizei os procedimentos de comandos, mas infelizmente não deu certo, inclusive no comando # pkill -9 -u tom , meu pc reiniciou.
   Realizei a troca do nome tom para o que aparece em meu terminal que é usuário, entretanto não houve troca.

Não precisa do “sudo” na frente do comando. O “admin://” faz esse papel.

Sobre o que o swatquest disse, isso não vai mudar muita coisa, apenas vai mudar o que aparece no terminal, disfarçando o nome. Dá para inclusive não mostrar o login. Porém, o nome do diretório do usuário continuará o mesmo. Se isso é satisfatório para você, abra o arquivo ~/.bashrc no xed (xed ~/.bashrc), procure a linha que começa com PS1, e mude os caracteres \u pelo nome do usuário. Mas antes faça uma cópia do arquivo:
cp ~/.bashrc ~/.bashrc_BACKUP

ex.:
DE:

 PS1='${debian_chroot:+($debian_chroot)}\[\033[01;32m\]\u@\h\[\033[00m\]:\[\033[01;34m\]\w\[\033[00m\]\n\$ '

Para

 PS1='${debian_chroot:+($debian_chroot)}\[\033[01;32m\]NOME_DO_USUARIO@\h\[\033[00m\]:\[\033[01;34m\]\w\[\033[00m\]\n\$ '

Senhor Bruno,

Segue a imagem abaixo.![Captura de tela de 2020-06-05 02-33-51|646x500](upload://3iAS4vQ04TjdOsYvLswV4iq0t4X.png) 
  Crie, mas como passos meus arquivos para esse novo usuário que criei?

@Nubia_Rodrigues,
Evite usar a opção de texto formatado, ou dar espaços no começo da linha, pois isso deixa as suas mensagens em um bloco difícil de ler. Isso é recomendado apenas para arquivos de log, ou código-fonte, em que a quebra de linha é importante.

1 curtida

No navegador de arquivos, digite na barra de endereço: admin:///home/usuario e coloque a senha.
Depois é só mover/copiar as pastas para o seu novo usuário (/home/nubia). Pode usar o “Ctrl+C” e “Ctrl+V” normalmente (ou o “Ctrl+X”/“Ctrl+V” para mover).

Um truque que pode ajudar bastante é clicar na tecla “F3”. Isso vai dividir a tela em dois. Em uma delas você coloca o endereço que citei, e na outra você deixa na sua nova pasta de usuário. Depois é só mover de um lado para o outro.

Obrigada pela dica.

Nada! Qualquer coisa é só falar.

Eu esqueci de dizer que dá para fazer a mesma coisa abrindo o gerenciador de arquivos como Sudo, o que evita ter que adicionar o “admin://” toda hora no início do caminho da pasta. Para isso:

sudo caja

Consegui ir até na linha PS1. Selecionei a linha e fiz uma cópia. Entretanto, quando fui aplicar o comando de salvar ctrl+o(ok), mas não consegui sair da tela. E o comando cp… tenho que primeiro usar o comando ~/.bashrc, copiar a linha PS1 fechar terminal inserir comando cp ~/.bashrc ?

É Swataquest, a dica do gerador foi muito interessante, é uma pena eu ser tão iniciante. Mas poder ter a ideia de como ficaria no prompt, no campo foi bom. Conheci algo novo.

Como você já criou o usuário, você não precisa fazer esse procedimento. Como eu falei, isso é apenas cosmético, e não vai realmente mudar o nome do usuário.

De qualquer forma, os passos são:

  1. Fazer o backup do arquivo: cp ~/.bashrc ~/.bashrc_BKP
  2. Abrir o arquivo com o xed: xed ~/.bashrc
  3. Editar a linha que começa com “PS1”, para substituir os caracteres \u por alguma outra coisa.
  4. Salvar e fechar o arquivo.
  5. Fechar o terminal, e abrir um novo.

Edit:
O resultado é o seguinte.
Eu usei o vim para editar o arquivo, e executei o bash novamente para atualizar o terminal
Captura de tela de 2020-06-05 03-15-37_compressed

Olá, alterei, mas não consigo sair dessa tela da tela abaixo (imagem), que comando uso pra sair, ou simplesmente fecho no “x” que fica no canto superior direito?
Captura de tela de 2020-06-05 03-45-53

Você abriu com o “vim”, que é mais complicado de usar. Digite, “:wq” e depois enter.
Ou, feche pelo “x” e abra por algum outro editor de texto, como o xed.