reinstalei zorinOS para formataçao e ultimamente venho percebendo travamentos nos menus do zorinOS teria algo que eu posso fazer?
Posso tentar te ajudar, mas n sei se vai resolver.
1 - Pode me dizer o hardware do seu pc?
2 - Vc já enfrentava algo parecido antes de formatar?
i3-6100U
hd graphics 520
8gb de ram
ssd 480gb
n acontecia travamentos antes da formataçao
Bom, vamos lá. Zorin OS já é uma distribuição que não gosto em particular por ser baseado no GNOME, que é bem pesado e pesa mt na ram, mas seu hardware parece tankar bem a interface. Os travamentos podem ser talvez por algum erro relacionado ao servidor gráfico, drivers desatualizados ou muito genéricos. Não deve ser falta de memória pq 8gb parece ser OK pra mim.. Já que o problema aconteceu depois de formatar o seu dísco rígido, recomendo vc fazer o seguinte:
procura pelo pacote “gnome-disks” no seu menu (Discos), se n estiver, tente o instalar, seja pelo terminal, ou pela gnome-software.
Dentro do programa, selecione o seu dísco rígido, clique nos três pontos que ficam proxímo ao canto superior direito, e clique em “Dados SMART e autotestes”.
certifique-se de que todos os piores valores de setores ruins, ou setores realocados sejam 100. Se n, seu SSD pode ter algum setor mal ou danificado. Cheque tb na mesma tela, a saúde geral dele, fica mais em cima. Tem que estar em “Disco OK”. Se vc formatou seu SSD, há uma chance pequena de que alguma coisa tenha acontecido durante o processo, corrompendo algum setor dele, ou algo do tipo, o que o deixa mais lento, e cause este erro peculiar nos menus. Além disso, n há mt coisa que eu possa te ajudar. N usei mt o Zorin OS.
diz q meu disco esta ok
e sobre os piores valores dos setores ruins, ou realocados?
é cara, seu disco tá saudável. Realmente, n sei oq pode estar causando isso. Talvez, tente reinstalar o Zorin (claro, só se tu estiver disposto), ou tente outra distro. Como eu falei, o GNOME é uma droga.
aproveitando que está em fase de reinstalação, poderia instalar o QDiskInfo trazer um printscreen do resultado sobre o seu SSD?
O QDiskInfo é um programa que analisa a vida útil do seu SSD.
_
1.abra o terminal e execute:
sudo apt update && sudo apt install libfuse2 smartmontools -y
esse comando irá instalar depedências que o QDiskInfo utiliza.;
2.baixar e dar permissão ao QDiskInfo
Download (GitHub): https://github.com/edisionnano/QDiskInfo/releases/download/0.4/QDiskInfo-x86_64.AppImage
cd ~/Downloads
chmod +x QDiskInfo-x86_64.AppImage
*esse comando entra na sua pasta download e dá permissão para o instalador do QDiskInfo
3.abrir o programa como root (Obrigatório)
sudo ./QDiskInfo-x86_64.AppImage
Esse último comando, irá abrir o QDiskInfo já com o resultado da saúde do seu SSD.
_
Outra informação muito importante, se a bateria do seu notebook está baixa, espere carregar e perceba que os travamentos vão parar. Usar o notebook na tomada a partir dos 30% de carga, é altamente recomendável.
Se você estiver usando o notebook na tomada para sessões longas, certifique de escolher um plano de energia de “alto desempenho”, isso você pode encontrar nas opções de gerenciamento de energia e bateria do seu sistema operacional.
Conclusão:
SSD estável e com um a vida útil dentro do esperado;
Bateria acima dos 30% por cento durante o uso;
Perfil de alto desempenho de energia;
Garantem o bom funcionamento e desempenho do notebook.
Nota: Se a sua bateria não segura mais carga, algumas distros respeitam as orientações da placa-mãe ou controladora da bateria, o que te obriga a realizar a substituição do componente para normalizar as condições de uso.
poderia recomendar uma distro? estava pensando no ubuntu ja q e bem famoso e tem ampla compatibilidade
saberia me dizer também como está o gerenciamento de energia? sua bateria está funcionando normalmente?
Funciona normalmente so que uso bastante ligado no carregador então acabo botando no desempenho máximo como vc recomenda
troque para “desempenho máximo”, reinicie e me diga se continua os travamentos.
Realmente resolveu, muito obg.
não esquece de finalizar o tópico em “resolveu”.