E quero testar se a velocidade de Leitura e gravação estão de acordo com o que é informado Leituras: 540MB/s e Gravações: 500MB/s, e se precisa otimizar algo no linux, que programas existem?
Fiz o que você disse e ativei o AHCI, antes estava em IDE. Mas fiz os testes novamente e mantém os 280 de leitura e 246 de gravação, será que eu tenho que formatar de novo?
Ou testar em outro pc ou notebook?
Suas velocidades estão próximas do limite teórico do Sata 2, que é 300MB/s. Certeza que você conectou o SSD em uma porta Sata 3? Sata 3 suporta até 600MB/s.
Pra quem gosta da benchmarks a melhor suite para Linux é a do Phoronix.
Pra quem não conhece o site ( https://www.phoronix.com), vale a pena ler, sempre com notícias atualizadas do mundo Linux, é tipo o @Dio do mundo Linux em Inglês.
Mas mais voltado à testes de hardwares e etc.
Você precisaria de um processador de primeira geração para poder atualizar a BIOS. Seria mais recomendável comprar uma placa mãe com o chipset B450, que é próprio para a segunda geração.
Olá, estou aqui com uma tremenda dúvida em relação ao rendimento de meu SSD. Fiz testes utilizando o comando “dd” que deram velocidades de leitura de 163 e 369,53 MB/s. O hdparm indicou 365.63 MB/s como velocida máxima de leitura. Utilizo um SSD WD Blue, 500GB, conectado a uma SATA III, conforme indicado pelo dmidecode e outros testes de SATA. Confesso que esperava bem mais do SSD: o Mint que roda em meu notebook demora 51s para iniciar. O note tem 8GB de RAM, processador AMD E1-2100, de apenas 1,0 GHz, e a placa mãe é uma Acer ZA10_KB. Será que a SATA não é III ou o processador está prejudicando o desempenho do SSD? Abraços.