Como testar o Ubuntu Linux?

Bom dia, primeiramente, informo sou 100% leigo quando se trata de Linux, porém necessito iniciar o Linux através do pendrive sem instala-lo, me deparei com a seguinte tela:


Não está escrito “try ubuntu” como vi nos tutoriais e estou com medo de selecionar alguma opção sem ter certeza, pois o notebook não é meu e não desejo formata-lo sem querer. Fiz a instalação de maneira errada? ou devo fazer algum outro processo? Baixei o Linux 2.04 no site oficial e usei o rufus no pendrive.
Qualquer ajuda é bem vinda, desde já agradeço.
Rodapé:

2 curtidas

Primeiramente, bem-vindo ao fórum.

Não precisa ter medo, este GRUB está carregado no pen-drive, você deve realçar a opção “Ubuntu” e teclar enter para entrar no ambiente LiveCD (o try Ubuntu que você comentou).

O GRUB é apenas um carregador de inicialização, ele procura os arquivos necessários e inicia os sistemas operacionais encontrados. No seu caso, o GRUB está limitado ao pen-drive até você clicar em “Instalar” depois. Caso não mande instalar, nada será indevidamente alterado em seu computador.

3 curtidas

Inclusive, tenho uma sugestão a você. Em seu perfil, seu sistema operacional principal está listado como “Linux”. Esta opção é muito genérica, recomendo que coloque ali o nome da distro que está usando (no caso Ubuntu) para facilitar a ajuda.

1 curtida

Certo, já troquei pra Ubuntu, vou iniciar aqui e já volto, muito obrigado pela atenção!!

2 curtidas

Também uso Ubuntu. Seja bem-vindo ao fórum, recomendo que leia as regras, mas principalmente:

1: Antes de criar um novo tópico, verifique se já não existe outro igual usando a ferramenta “Buscar”;

2: Priorize a gramática correta, evite abreviações ou caixa alta;

3: Tenha respeito com todos.

Seguindo estas regras você tornará tanto a sua quanto a nossa experiência muito melhor. Também recomendo que visite o canal no YouTube Diolinux, ele explica assuntos sobre as mais variadas distros e aplicações.

2 curtidas

Não quero abusar da sua boa vontade, não sei se posso fazer isso nesse tópico, ou se tem algum tipo de chat, mas você poderia me ajudar com outras coisas não relacionadas ao tópico?

2 curtidas

Claro! Ao mandar suas dúvidas aqui elas ainda podem ficar disponíveis para as próximas pessoas que tiverem o mesmo problema. Fique a vontade para perguntar, este é o intuito do fórum.

Porém, como este tópico já está marcado como “Solucionado”, recomendo que crie outro para perguntar outras coisas.

1 curtida

E mais uma vez eu gostaria de pedir para não generalizar os sistemas operacionais. Ao criar um tópico para esclarecer uma dúvida, procure inserir algo como “Eu baixei X sistema operacional”, e não “Eu baixei Linux”. Isto ajuda as pessoas a lhe ajudar, visto que existem mais de 500 distribuições Linux e cada uma pode ter um funcionamento diferente. Um tutorial para Fedora pode não se aplicar ao Ubuntu, por exemplo.

1 curtida

vc recomenda que eu crie outro tópico? para esse novo problema

2 curtidas

Sim, para não confundir as respostas e ajudar a manter o fórum organizado.

2 curtidas

certo, muito obrigado pela ajuda, ágil, eficiente e detalhado, estou impressionado!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.