Como testar o Ubuntu Linux?

Bom dia, primeiramente, informo sou 100% leigo quando se trata de Linux, porém necessito iniciar o Linux através do pendrive sem instala-lo, me deparei com a seguinte tela:


Não está escrito “try ubuntu” como vi nos tutoriais e estou com medo de selecionar alguma opção sem ter certeza, pois o notebook não é meu e não desejo formata-lo sem querer. Fiz a instalação de maneira errada? ou devo fazer algum outro processo? Baixei o Linux 2.04 no site oficial e usei o rufus no pendrive.
Qualquer ajuda é bem vinda, desde já agradeço.
Rodapé:

2 curtidas

Primeiramente, bem-vindo ao fórum.

Não precisa ter medo, este GRUB está carregado no pen-drive, você deve realçar a opção “Ubuntu” e teclar enter para entrar no ambiente LiveCD (o try Ubuntu que você comentou).

O GRUB é apenas um carregador de inicialização, ele procura os arquivos necessários e inicia os sistemas operacionais encontrados. No seu caso, o GRUB está limitado ao pen-drive até você clicar em “Instalar” depois. Caso não mande instalar, nada será indevidamente alterado em seu computador.

3 curtidas

Inclusive, tenho uma sugestão a você. Em seu perfil, seu sistema operacional principal está listado como “Linux”. Esta opção é muito genérica, recomendo que coloque ali o nome da distro que está usando (no caso Ubuntu) para facilitar a ajuda.

1 curtida

Certo, já troquei pra Ubuntu, vou iniciar aqui e já volto, muito obrigado pela atenção!!

2 curtidas

Também uso Ubuntu. Seja bem-vindo ao fórum, recomendo que leia as regras, mas principalmente:

1: Antes de criar um novo tópico, verifique se já não existe outro igual usando a ferramenta “Buscar”;

2: Priorize a gramática correta, evite abreviações ou caixa alta;

3: Tenha respeito com todos.

Seguindo estas regras você tornará tanto a sua quanto a nossa experiência muito melhor. Também recomendo que visite o canal no YouTube Diolinux, ele explica assuntos sobre as mais variadas distros e aplicações.

2 curtidas