Contexto: Voltei a usar Linux há dois meses, escolhi o Pop!_OS por ser familiar (sempre usei Ubuntu). Gostei no geral, mas tive problemas com jogos crashando devido aos drivers NVIDIA. Na Pop Shop, só havia as versões 470 e 580, e qualquer tentativa de instalar outras (como 535 ou 570) forçava a instalação do 580. Isso me deu tanta dor de cabeça que eu resolvi voltar para o Ubuntu.
Testei a nova versão do Pop no Demo Mode e parece que agora é possível instalar outros drivers. Como não sou avançado em Linux, gostaria de ajuda pra saber se a System76 resolveu esse problema com os drivers da NVIDIA.
Quero experimentar o COSMIC e voltar para o Pop OS, mas se a questão dos drivers não for resolvida, acho melhor continuar no Ubuntu…
Bom dia, sigo enfrentando o mesmo problema, instalei o PopOs no meu notebook, mas estou conflitando com os drivers da NVIDIA, se eu instalo o 580 ele não permite que eu utilize a tela do notebook, somente um monitor externo, e se eu deixo sem o driver para usar a tela do note e mais um monitor funciona, mas ai não consigo rodar nada com a RTX2050
E vc trocou de distro ou continua no Pop? Se vc ainda estiver passando por isso, eu sugiro que vc troque pro Ubuntu. Eu, pelo menos, fiz isso e resolveu
Então, eu até tentei insistir em ficar com o PopOs, atualizei para o COSMIC versão oficial mas infelizmente está inviável para utilizar, sigo sofrendo com travamentos repentinos, monitor HDMI externo que não reconhece, drivers da placa de vido bagunçando o sistema, ele não “obedece” quando tento abrir um programa com a placa de video dedicada, e pra piorar o COSMIC não ta aceitando a instalação do Davinci Resolve, o negócio vai ser ir para outra distro, mas agora estou me perguntando qual…
O Cosmic funciona muito bem com Nvidia, inclusive com o 580. Mas se você encontrou alguma dificuldade com alguma distro o caminho é o mesmo para todos:
— Pedir ajuda aqui e também ir no fórum da distro que você usa e pedir ajuda.
Atualização da minha situação, troquei de distro e fui para o CachyOS, simplesmente resolveu todos meus problemas, está funcionando extremamente bem, sem contar que a distro tem uma cara bem amigável.
Que bom que vc encontrou uma distro que te serve!! Eu fui pro Debian mesmo, tô gostando bastante. Oq vc tá achando do CachyOS? parece bem interessante, até pq gosto muito de jogar no pc
Eu migrei pro Debian, foi mais por curiosidade mas acabei gostando bastante, vc acha que dá certo fazer dual boot com o Pop!_OS? Eu não curto a ideia de testar em VM
Tive deversos problemas com minha placa nvidia 940mx (e bem antiga, meu computador tem uns 7 anos ou mais, mas ainda funciona bem).
Eu acabei ajustando a placa via terminal, ta ai um passo a passo do que eu fiz (tive que usar um driver mais antigo, 470, pois os novos nao funcionam na minha placa), talvez isso ajude voce.
3- Após reiniciar, se conseguir aceder ao ambiente de trabalho (provavelmente usando drivers Nouveau de código aberto), reabra o terminal e instale os drivers recomendados automaticamente:
sudo ubuntu-drivers autoinstall
4 - Reinicie novamente após a instalação:
sudo reboot
Forçar o Modo Gráfico Híbrido Alguns usuários da versão beta relataram que o sistema funcionou corretamente apenas no modo híbrido. 1. Após remover os drivers (passo 1 acima) e reiniciar, verifique o estado atual:
sudo system76-power graphics
Force o modo híbrido e reinicie:
sudo system76-power graphics hybrid
sudo reboot
Instalar uma Versão Específica do Driver (Avançado)
A 940MX é uma placa mais antiga.
Os drivers mais recentes podem não ser os mais estáveis para ela na versão beta.
Você pode verificar os drivers disponíveis e instalar um mais antigo, como o 470 ou 390, se estiverem nos repositórios.
Verifique os drivers disponíveis para sua GPU:
ubuntu-drivers devices
Instale uma versão específica (substitua 470 pelo número da versão que você preferir e que esteja listada como disponível):