Como separar /home do / no arch

Nao funciona

Gente fiz um update desse post, coloquem as respostas aqui: https://plus.diolinux.com.br/t/como-trocar-a-home-do-usuario-para-outra-particao-do-hd-no-arch-linux-update-da-antiga-postagem/33379

O que deu errado?

1 curtida

Na instalação do Arch setei a /home e a / mas a / aderiu a /home do usuario e a partição da home ficou vazia, tentei usar o tutorial mas a home continuou no /

Tem certeza? Faz o seguinte: abre o Gnome Discos e manda prints das telas dos dois discos

1 curtida

tentei setar a partição manualmente deletando a partição do /home para setar ela dnv e resetei o sistema mas não iniciou

ah ok vou instalar dnv o arch pois instalei o windows 10 pra ver esse post, vou instalar o arch e iniciar a live cd do ubuntu com o gnome discos

5 curtidas

Aqui, tem um Arch que facilitaria tua vida… quer tentar este pra ver se funciona?

Já vem com Pamac instalado…

1 curtida

OK voltei, instalei o arch dnv e configurei vou tirar print do que vou fazer no gnome discos e ver se ta certo

1 curtida


ta certo?

mano se der certo essa iso vou virar oficialmente um usuario de ARCH LINUX

1 curtida

uai, isso é arch ou ubuntu??

É, acho que tá igual ao do post

vou colocar a iso do instalador de 1,9G em um pendrive, ver se a tecnica do gnome discos deu certo, se n vou instalar pelo instalador do script ok?

Pegou esse que te passei, o Calam? É Arch com instalador Calamares, um tanto mais prático que instalar “na unha”

ok, sou acustumando a instalar o arch na unha mas esse instalador pode facilitar a minha vida, tomara que ele tenha suporte ao gnome 40

1 curtida

Acho que tem sim, pq ele baixa os pacotes do repo à medida que instala (precisa de internet, óbvio)

vc confundiu na hora de fazer a montagem
cria duas partições da forma que vc quer, verifica com fdisk -l qual é qual (/dev/sda1 é a raiz? /dev/sda2 é a home?)
supondo que vc deixou a /dev/sda1 pra raiz e a /dev/sda2 pra home, na hora das montagens vc deve fazer:
mount /dev/sda1 /mnt
mkdir -p /mnt/home
mount /dev/sda2 /mnt/home
e continuar o tutorial

2 curtidas

Existe 2 maneiras, uma é editando o FSTAB e a outra é criando um link simbólico no / apontando para a pasta home.
A segunda é a mais simples.
Mas eu sempre uso editando o FSTAB.
Mas para editar o FSTAB tem que ter conhecimento sobre ele, já criar link simbólico é maior simples.