Como selecionar qual GPU de notebook quero usar no Debian 12?

Boa noite à todos,

Como selecionar qual GPU de notebook quero usar no Debian 12?

Meu notebook tem a GPU Nvidia e a integrada da Intel. Detalhe que uso o XFCE e se tiver algum app é melhor ainda.

1 curtida

Qual é o seu hardware?

2 curtidas

Notebook Acer Nitro 5
16GB RAM
i5 9300H
Geforce GTX 1650

Você já instalou o driver da Nvidia?

https://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDrivers

sudo apt install nvidia-driver firmware-misc-nonfree

É necessário ter os repositórios nonfree habilitados. Você os habilitou durante a instalação?

P.S.: questionei sobre o modelo da placa porque o Debian 12 só suporta o driver da Nvidia na versão 525 (ou seja, apenas placas Maxwell e superiores).

Sim, fiz o procedimento de instalação desse artigo (o link te joga direto na parte da placa de vídeo):

No painel de controle da Nvidia não aparece uma opção para selecionar o perfil? Vulgo, modo de gráficos integrados, on demand ou gráficos dedicados?

https://wiki.debian.org/NVIDIA%20Optimus

Então, não achei essa opção. O único modo que tem algo parecido é esse PowerMizer, mas fala mais da energia/bateria e não do chip gráfico.

• O Application Profiles também não tem nada a ver (pelo que eu entendi):

Nesse caso, me parece que a seleção será via terminal mesmo (conforme link que enviei acima).

Não tenho conhecimento suficiente para entender bem essa questão (minha única experiência com configuração “híbrida” integrada Intel + dedicada Nvidia no Debian é meu laptop, e o que faço ali é desabilitar a placa dedicada via ACPI e fingir que ela não existe).

No debian 12, o driver nvidia não possui essas opções de profile (intel, on-demand e nvidia) como há no Ubuntu.

Você tem algumas opções, como listada na wiki, mas não é tão prático. Se for usar um monitor externo, ativar o modo só nvidia é a melhor opção.

Existem projetos que facilitam a vida como o EnvyControl
GitHub - bayasdev/envycontrol: Easy GPU switching for Nvidia Optimus laptops under Linux

Mas a base ubuntu é mais completa nesse sentido, distros como Linux Mint e Pop_OS! suportam nativamente.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.