Como salvo a alteração que fiz no terminal?

Contexto:

Eu estava tendo um problema pra instalar algumas distros no meu pc, só funcionou a instalação do Mint pelo (safe graphics), mas depois da instalação do sistema não tava entrando, aí alterai apertando “e” colocando nomodeset e foi, mas fica complicado ficar editando toda vez que reniciava

tentei seguir o que tava nesse site aqui colocando o nomodeset de forma permanente
https://qastack.com.br/ubuntu/38780/how-do-i-set-nomodeset-after-ive-already-installed-ubuntu

sudo mount /dev/sda2 /mnt
sudo mount --bind /dev /mnt/dev && sudo mount --bind /dev/pts /mnt/dev/pts && sudo mount --bind /proc /mnt/proc && sudo mount --bind /sys /mnt/sys
sudo chroot /mnt
sudo vi /etc/default/grube mudei a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“nomodeset”

Dúvida:

Agora não sei como salvar a alteração(Sou super novato no Linux)

2 curtidas

Tu tá usando o vi, cara.
O comando de salvar e sair é :wq
Ou seja: Aperte <ESC> e :wq

Aliás…

Perdão não entendi, como assim o vi? tem algo errado?

Não é “grube”, é “grub”.
O comando, no vi que salva e fecha, é :wq
Pra sair do modo de edição, aperte <ESC>, para salvar e sair, digite :wq e dê enter.

Eu aperto Esc mas não sai, continua nessa tela aqui

._.)

Tô fazendo algo de errado?

Como o colega está tentando te falar, usando o editor de textos vi, após as modificações necessárias, você deve pressionar a tecla ESC para sair do modo de edição.

Depois disso digite :wq. Este comando será digitado na parte inferior da sua janela de terminal e não no arquivo que está editando. Basta dar enter para que as modificações sejam salvar e você saia do vi.

1 curtida

Olá! Seja bem-vindo ao fórum! :wave:

Você citou ser novato, mas esses comandos não são interessantes para um, até quem já é experiente se confunde ai. O que já citaram, é que você não está salvando o arquivo, no linux como vocẽ já viu, tem alguns editores de texto por terminal, entre eles os mais comuns são:

°vi (o que você está usando) 
°vim
°neovim
°nano (o que eu recomendaria para um usuário novo)

Vocẽ viu o comando vi, provavelmente em um tutorial antigo, porque hoje em dia muita pouca gente usa o vi, porque ele tem uns “superiores” para isso, que são o vim e neovim, sendo o neovim ainda mais novo que o vim. O que o @brejela citou, foi que você está usando o comando errado dentro do vi e que você errou o nome do “Gerenciador de boot” ou “bootloader”, não é grube, e sim grub.

Não tenho experiencia com o grub mesmo estando usando ele agora, mas o que eu acredito ser “mais certo” seria:

sudo nano /etc/default/grub

localizar a linha GRUB_CMDLINE_LINUX="" e adicionar: nomodeset
e salver clicando Ctrl + W.

Mas lembre-se que o “Grub” é um componente muito sensivel do sistema, e pode destruir facilmente todo o sistema.

2 curtidas

Possa ser que eu é que tenha entendido errado… Mas entendi como se o colega tivesse errado a digitação aqui no tópico:

Mas acho que ele quis dizer "sudo vi /etc/default/grub E mudei a linha…"

@Ric_Teixeira, se foi isso que entendi mesmo, saliento que ainda assim, o alerta dos colegas @brejela e @Vnp é válido! no terminal procure sempre atentar-se ao que está digitando. Pois um caractere diferente pode fazer toda a diferença.

No mais, seja muito bem vindo ao mundo linux e procure dar uma boa olhada aqui no fórum. Tem muita coisa interessante e que me ajudaram muito no comecinho, pois ainda sou iniciante também! :grinning:

1 curtida

Foi isso :sweat_smile: Valeu

1 curtida

O comando que você utilizou foi:
sudo vi /etc/default/grub
É importante no começo (ao menos foi para mim) entender cada parte do comando usado sempre antes de executá-lo.

• sudo: resumidamente e de uma forma bem leiga, você está executando um comando com o privilégio de administrador do sistema, ou seja, como se fosse o usuário root.

• vi: você está chamando o editor de texto vi. Que como o @Vnp citou, poderia ser o editor vim ou o neovim que são versões atualizadas do vi ou até mesmo o nano.

• /etc/default/grub: é o /caminho/do/arquivo que você deseja editar com o vi com os privilégios do root.

Acho que você só não tinha entendido corretamente o que estava fazendo. Por isso não estava conseguindo.
Recomendo procurar “adotar” um editor de texto via linha de comando e procurar aprender bem os comando internos dele. Por exemplo, onde em um editor com interface gráfica você teria os botões “salvar” e “fechar”, no vi você “ativa o modo de edição do arquivo” usando a tecla “Insert”. Faz todas as modificações que deseja e depois você “desativa o modo de edição do arquivo” pressionando a tecla “Esc”. Após sair do modo de edição você digita o comando :w de “write” e dá um “Enter” para gravar as modificações e depois usa o comando :q de “quit” e dá “Enter” novamente para sair do editor vi. Ou, de forma mais simples, você pode “aninhar” os dois comandos digitando o :wq dando um único “Enter” para gravar as modificações e já sair em seguida.

1 curtida

Eu agradeço pela dica de vocês eu usei o nano no lugar do vi e funcionou

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.