Como salvar um arquivo de vídeo editado no Blender

Olá cats, tudo bem?

Estou tentando editar vídeos no Blender (ótima ferramenta :+1:).

Como não sei usar o aplicativo direito, estou usando este vídeo do canal Diolinux para me ajudar: Aprenda editar vídeos no Blender 3D em MENOS DE UMA HORA! - DioCast #26 - YouTube

Até aí tudo bem, deu pra aprender muita coisa, só deu ruim no final… Não estou sabendo salvar o vídeo após a edição.

Já tentei os comandos “salvar”, “salvar como” e também “exportar”, mas em nenhum desses me aparece a opção de salvar o arquivo em formato .mp4.

Este seria meu formato favorito, mas não precisa ser exatamente este se não for possível… O problema é que não aparece nenhum outro formato de vídeo que eu conheça por lá…

O segundo problema é que eu renderizei o video e dei um “salvar”, mas quando fechei o programa e reabri o arquivo, o vídeo fica travando. Pq isso acontece? E por favor, como resolver.

Bom, são estas duas questões. Aliás, quem quiser aprender a editar vídeos com o Blender, recomendo fortemente o vídeo que compartilhei aqui!

É isso. Abraços a todos!

1 curtida

Olá @Ana_Paula, tudo bem contigo?

A documentação do Blender indica que os formatos suportados para exportar são AVI e MOV, sendo necessário que você depois adicione o audio e renderize novamente no formato MPEG.

https://docs.blender.org/manual/pt/2.79/render/workflows/animations.html

Mas, por mais que o Blender consiga editar filmes, ele não é uma ferramenta recomendada se você precisa “apenas” desse recurso. Muitos profissionais de animação e pós-processamento 3D acabam usando o Blender como editor de vídeo simplesmente porque é a ferramenta que já estão habituados no uso diário.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá @eddiecsilva , tudo bem! E vc,como vai?

Pois é, acho que terei que dar o braço a torcer e usar o bom e velho Kdenlive mesmo.
Não vou desistir totalmente do Blender para edição, mas tenho que estudar mais antes de usá-lo de forma plena. Kdenlive não será tão diferente, também terei que estudar, mas por ser mais prático e exclusivo para edição de vídeo, acredito que terei resultados mais imediatos.

Muito obrigada @eddiecsilva ! Sempre salvando o dia!

1 curtida

Oi @Ana_Paula, tudo bem? Para renderizar vídeos em .mp4 dentro do Blender você precisa configurar isso na opção de “output” na sua janela de renderização, na barra de ferramentas vertical você vai procurar por “output properties” aí você vai encontrar o caminho onde o vídeo renderizado vai ficar, o formato (ffmpeg) e o container (MPEG-4), daí você não aperta F12 pra renderizar, pq F12 renderiza imagens, pressione CTRL F12 pra renderizar animação.

1 curtida

@denielt Muito obrigadaaa!

Demorei a te responder pq refiz a edição e agora está renderizando o vídeo com o Ctrl + F12 como vc me recomendou.

Mudei os formatos também. Foi mais um deslize grave meu, pq no vídeo tutorial que assisti, eles ensinaram isso mesmo, mas a configuração deles era diferente da nossa.

Meu Blender está justamente igual ao seu, isso ajudou muito! Mais uma vez, muito obrigada!

Bom, após renderizar o arquivo já vai estar salvo ou devo cumpir mais algum passo?

[Editado]: Agora que vi! O arquivo editado foi automaticamente salvo no diretório tmp. Lá em meu Sistema de Arquivos. Dentro de tmp existem outros diretórios referentes ao meu trabalho com a edição…
Além disso o arquivo acabou ficando sem áudio…

[Editado 2]: Agora foi kkkk! Eu precisava ajustar para renderizar o áudio junto. Foi como o @eddiecsilva já havia comentado também. No caso fica como mp3!

Incrível quando as coisas funcionam! Também descobri que posso ajustar para onde salvar o arquivo após a renderização. Isso era óbvio, só que eu não sabia onde fazer o ajuste rsrsrs. Agora deu certo, só não sei se posso apagar as pastinhas que ele criou.

Bom, muito obrigada @denielt e @eddiecsilva salvaram o meu dia. Eu já estava desistindo!

2 curtidas