Seja bem-vindo, @iz4mi
Vou responder por partes – porque vejo vários problemas diferentes – e vale a pena você distinguir entre uns e outros, para encontrar a solução que lhe atenda melhor.
Tenho 10 distros instaladas em partições de 30 GiB. – Apenas o openSUSE está em uma partição de 50 GiB – e só o Redcore está em uma partição de 60 GiB:
Todas distros têm suas /home em partições separadas, de apenas 15 GiB – porque não salvo arquivos nelas. – Salvo arquivos em uma “partição para documentos” (Warehouse, de 141 GiB), que pode ser lida e gravada por qualquer uma de minhas distros.
(Tudo isso, em 2 SSD internos, “permanentes”, de 480 GB, cada).
Não estou dizendo que você deva usar partições tão pequenas. – Quero apenas chamar sua atenção para o “fenômeno”, de seu SSD de 128 GB já estar com metade do espaço ocupado. – Ou seja, uns 64 GB.
Essa ocupação pode ter várias causas:
-
Talvez sua /home seja uma pasta dentro do SSD (sistema) – e você esteja salvando muitos arquivos dentro dela. – Como disse, eu não salvo arquivos nas minhas /home (que são partições separadas, e não simples pastas dentro do “sistema”)
-
Pode estar havendo um acúmulo muito rápido de arquivos de log (no sistema) – ou cache de pacotes já instalados – ou de arquivos de cache (na pasta /home). – Essas coisas podem ser analisadas com calma, e com ajuda dos demais colegas.
-
Talvez você tenha instalado muitos Flatpaks, AppImage’s, Snap’s. – Eu não tenho essas coisas, mas vejo os colegas alertarem que podem ocupar muito espaço
-
Vários outros motivos, que os colegas poderão explicar melhor do que eu. – Vale a pena estudar esta situação, descobrir as causas… e poderá, então, decidir se deseja mudar alguma coisa
IMPORTANTE: - Vamos tentar, sempre, distinguir “disco” e “partição” – mesmo quando um HDD ou SSD tiver só 1 partição – pois assim evitaremos muita confusão, falhas de comunicação, erros etc.
Agora, a parte principal da sua questão:
Eu guardo alguns filmes, e muitas fotos, imagens, livros etc. na minha partição Warehouse – de 141 GiB, interna, “permanente”, num dos meus 2 SSDs de 480 GB.
Tudo mais, que não acesso com frequência, guardo em 2 HDDs de 1 TB (Depot1, Depot2), externos, em “cases” USB – onde também mantenho 2 backups. – Ficam desplugados, a maior parte do tempo.
(Também tenho um SSD externo, USB, de 1 TB, que também fica desplugado a maior parte do tempo).
- Não tenho jogos. – Sobre isso, não posso falar.
Atualmente, minhas 3 unidades externas têm partições ext4 – mas até 2016 eu salvava documentos, fotos etc. em uma partição “F:\”-- não lembro se Fat32, ou exFAT, ou NTFS, ou algo assim.
Esses “formatos” podiam ser lidos e gravados pelo meu antigo Windows – e também pelas minhas distros Linux – mas não servem para instalar programas do Linux, porque não lidam com “atributos” necessários aos programas do Linux, como permissões, proprietários etc.
- Talvez partições exFat, NTFS, Fat32 etc. possam ser usadas para jogos? – Não sei. – Os colegas poderão dizer.
Nos “Buntus” e seus derivados, incluindo Mint, basta clicar nessas partições, para montá-las – com direito a ler, gravar, deletar etc.
(Em algumas distros, preciso dar autorização, mas no Mint isso não é necessário).
No KDE Plasma (que eu uso em todas as minhas distros), é muito fácil configurar para que essas partições “extras” sejam montadas automaticamente, logo após o boot.
No Cinnamon, eu colocava a montagem automática da partição “F:\” em “Aplicativos de Sessão” – ou seja, para serem executados logo após o boot, ao iniciar a sessão Cinnamon.
Vou parar por aqui. – Qualquer dúvida, é só dizer.