Como salvar arquivos no HD e manter o sistema operacional no SSD

Após muita pesquisa, depois de mais de 10 anos decidi abrir mão do Windows para dar lugar ao Linux, e a distro que eu escolhi para o começo dessa jornada foi o queridíssimo de muitos, Linux Mint :penguin: Estou utilizando há poucos dias e felizmente estou me adaptando relativamente bem, pulei de cabeça nessa ideia :smiling_face_with_tear:

Sendo direto ao ponto, eu tinha o Windows 11 instalado no meu SSD (M.2 NVMe) de 128 GB, enquanto usava um HD SATA de 1 TB para armazenar arquivos mais pesados como jogos e filmes. A única precaução que tomei foi guardar as senhas das minhas contas já que desejava migrar completamente, sem dual-boot. Com um pendrive bootável instalei o Linux Mint no meu SSD e apaguei o Windows do mesmo. Acontece que faz apenas alguns poucos dias e praticamente metade do meu SSD já foi ocupado :skull_and_crossbones: Além disso eu não consigo nem mesmo excluir, adicionar ou mover arquivos do HD, apenas consigo ler :disappointed_relieved:

Minha questão é o seguinte: como eu faço para instalar os aplicativos de forma que fiquem salvos no meu HD enquanto mantenho o sistema operacional rodando no SSD? Espero que tenha deixado claro minha dúvida, e agradeço quem puder me ajudar nesse meu início :slightly_smiling_face:

Olá cidadão @iz4mi muito boa noite ao Sr.

Analisando eu seu esboço,uma possibilidade para resolver seu questionamento sobre armazenamento, o Sr. pode configurar seu sistema para instalar aplicativos e armazenar arquivos no seu HD de 1 TB, enquanto mantém o sistema operacional no SSD de 128 GB. Nesse caso é necessário garantir que você tenha permissão para ler e escrever no HD, você deve acessar o HD e verifique as permissões com o comando ls -l no terminal, ajustando essas permissões se necessário com sudo chown e chmod para conceder permissão de leitura e escrita, então, você pode criar pontos de montagem no HD para diretórios específicos, como /home, onde seus arquivos de usuário e alguns aplicativos podem ser armazenados. Depois disso você deve Editar o arquivo /etc/fstab para adicionar uma linha que monte automaticamente a partição do HD em um diretório específico na inicialização,e nesse caso para o Sr. montar uma partição em /mnt/data, adicione algo como UUID=seu-uuid /mnt/data ext4 defaults 0 2 e substitua seu-uuid pelo UUID real da partição, que pode ser encontrado com o comando blkid. Feito isso, crie links simbólicos dos diretórios que deseja mover para o HD, como ln -s /mnt/data/Documentos /home/seu-usuario/Documentos. Este macete, cidadão,permitirá que seus dados sejam armazenados no HD, enquanto o sistema permanece no SSD. Já no caso dos aplicativos, você pode instalar alguns diretamente no HD configurando o diretório de instalação durante o processo de instalação, para gerenciadores de pacotes que não permitem isso facilmente, você deve usar Flatpak ou o AppImage, que podem ser configurados para armazenar dados em diretórios de sua escolha. Eu desejo boa sorte com sua nova jornada no Linux Mint, e no caso de dúvida, a comunidade está aqui para ajudar, tem muita gente com experiência por aqui.

Agora sobre a rápida ocupação do seu SSD de 128 GB pode ter ocorrer que o sistema Linux Mint, junto com seus aplicativos e atualizações, pode muito bem consumir bastante espaço, se caso você instalou muitos programas ou baixou grandes quantidades de dados. Agora a sua questão com o HD é provavelmente relacionada às permissões do sistema de arquivos ou à montagem como apenas leitura, você deve ponderar sobre isso. E para resolver isso, primeiro, libere espaço no SSD movendo grandes arquivos e, se possível, alguns aplicativos para o HD, você deve corrigir as permissões do HD alterando as configurações de montagem no arquivo /etc/fstab garantindo assim que ele seja montado com permissões de leitura e escrita, para tal feito você deve usar comandos como sudo chown e chmod para ajustar as permissões do HD, garantindo acesso total ao usuário, e assim nessa esquema, você pode otimizar o uso do SSD para o sistema operacional e o HD para armazenamento de arquivos maiores.

Minha recomendação a você como recém usuário Linux, é que pesquise mais, analise os dados de minha resposta com calma, pesquise o porquê de uso e para que de cada um deles. Recomendo cautela porque seu tópico está postado na categoria “Iniciantes”, é então sempre muito bom antes de se aventurar, que o Sr. ouça mais pessoas aqui no fórum. Imagino que logo demais usuários experientes da aqui comunidade, venham contribuir com ajudas a mais para você.

Boa sorte, sucesso sempre no seu objetivo.:penguin: :snowflake:

Seja bem-vindo, @iz4mi

Vou responder por partes – porque vejo vários problemas diferentes – e vale a pena você distinguir entre uns e outros, para encontrar a solução que lhe atenda melhor.

Tenho 10 distros instaladas em partições de 30 GiB. – Apenas o openSUSE está em uma partição de 50 GiB – e só o Redcore está em uma partição de 60 GiB:

Todas distros têm suas /home em partições separadas, de apenas 15 GiB – porque não salvo arquivos nelas. – Salvo arquivos em uma “partição para documentos” (Warehouse, de 141 GiB), que pode ser lida e gravada por qualquer uma de minhas distros.

(Tudo isso, em 2 SSD internos, “permanentes”, de 480 GB, cada).

Não estou dizendo que você deva usar partições tão pequenas. – Quero apenas chamar sua atenção para o “fenômeno”, de seu SSD de 128 GB já estar com metade do espaço ocupado. – Ou seja, uns 64 GB.

Essa ocupação pode ter várias causas:

• Talvez sua /home seja uma pasta dentro do SSD (sistema) – e você esteja salvando muitos arquivos dentro dela. – Como disse, eu não salvo arquivos nas minhas /home (que são partições separadas, e não simples pastas dentro do “sistema”)

• Pode estar havendo um acúmulo muito rápido de arquivos de log (no sistema) – ou cache de pacotes já instalados – ou de arquivos de cache (na pasta /home). – Essas coisas podem ser analisadas com calma, e com ajuda dos demais colegas.

• Talvez você tenha instalado muitos Flatpaks, AppImage’s, Snap’s. – Eu não tenho essas coisas, mas vejo os colegas alertarem que podem ocupar muito espaço

• Vários outros motivos, que os colegas poderão explicar melhor do que eu. – Vale a pena estudar esta situação, descobrir as causas… e poderá, então, decidir se deseja mudar alguma coisa

IMPORTANTE: - Vamos tentar, sempre, distinguir “disco” e “partição” – mesmo quando um HDD ou SSD tiver só 1 partição – pois assim evitaremos muita confusão, falhas de comunicação, erros etc.

Agora, a parte principal da sua questão:

Eu guardo alguns filmes, e muitas fotos, imagens, livros etc. na minha partição Warehouse – de 141 GiB, interna, “permanente”, num dos meus 2 SSDs de 480 GB.

Tudo mais, que não acesso com frequência, guardo em 2 HDDs de 1 TB (Depot1, Depot2), externos, em “cases” USB – onde também mantenho 2 backups. – Ficam desplugados, a maior parte do tempo.

(Também tenho um SSD externo, USB, de 1 TB, que também fica desplugado a maior parte do tempo).

• Não tenho jogos. – Sobre isso, não posso falar.

Atualmente, minhas 3 unidades externas têm partições ext4 – mas até 2016 eu salvava documentos, fotos etc. em uma partição “F:\”-- não lembro se Fat32, ou exFAT, ou NTFS, ou algo assim.

Esses “formatos” podiam ser lidos e gravados pelo meu antigo Windows – e também pelas minhas distros Linux – mas não servem para instalar programas do Linux, porque não lidam com “atributos” necessários aos programas do Linux, como permissões, proprietários etc.

• Talvez partições exFat, NTFS, Fat32 etc. possam ser usadas para jogos? – Não sei. – Os colegas poderão dizer.

Nos “Buntus” e seus derivados, incluindo Mint, basta clicar nessas partições, para montá-las – com direito a ler, gravar, deletar etc.

(Em algumas distros, preciso dar autorização, mas no Mint isso não é necessário).

No KDE Plasma (que eu uso em todas as minhas distros), é muito fácil configurar para que essas partições “extras” sejam montadas automaticamente, logo após o boot.

No Cinnamon, eu colocava a montagem automática da partição “F:\” em “Aplicativos de Sessão” – ou seja, para serem executados logo após o boot, ao iniciar a sessão Cinnamon.

Vou parar por aqui. – Qualquer dúvida, é só dizer.

Eu faria uma instalação limpa com
Efi/root/swap no SSD e so a home no hd
Se quiser pode criar uma participação de 50gb p colocar um pouco de arquivos no SSD
SSD 120GB - Efi/root/50GB-ext4/swap
HD 1TB - home