Como saber se o Pendrive ainda é seguro para salvar arquivos?

Tenho um pendrive guardado há alguns anos que eu praticamente não usei. Eu formatei ele e pretendo utilizar para backup de arquivos pequenos e de maior importância, criando uma redundância pois já tenho um backup primário no HD externo.

Eu não sei se eu ainda posso confiar para salvar meus arquivos nesse pendrive, qual teste eu poderia fazer para verificar isso?

Eu fiz uma verificação de erros com a ferramenta do próprio Windows 10:

11_10_2023_14_42

Também rodei um teste de erro no HD Tune

1 curtida

O Easus Partition Master Free tem uma ferramenta de teste de superficie. Vc pode usa-la para verificar a saude dos blocos de memória do seu pendrive. Se der tudo certinho (azul ou verde) vc pode usar o pendrive sem medo.

1 curtida

No Linux, pode tentar rodar o F3:

1 curtida

Via de regra, os pen-drives são métodos de armazenamento que não são projetados para armazenamento contíguo de dados importantes, mas sim para armazenamento temporário destinado ao transporte de dados entre dispositivos. Eu não recomendo que você armazene dados importantes em um pen-drive qualquer, já que não há nenhuma garantia de que os seus dados estão seguros. Pode notar que é muito mais comum um pen-drive corrompido do que um SSD ou HDD qualquer.

Rodei o teste aqui e ficou tudo azul:

Eu uso Windows 10.

Faz sentido, nunca tinha pensado por esse lado. O que me recomenda usar para esse pequeno armazenamento? Em torno de 8GB, nenhum dos arquivos são vídeos ou áudios.

Pelo teste do EASUS teu pendrive está OK.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.