Eu voltei para o Windows 10. Pois meu pc da MCE (Erro de HW) no Linux.
Ele nao e compativel com o Windows 11. a unica alternativa e ficar com o 10.
A MS da a opcao de ativar o ESU do Windows 10 sem custo se fizer BKP com o One Drive.
Eu fiz e ativei minha conta no Windows para receber o ESU depois que terminar o suporte do Windows 10. Como eu posso saber se o ESU esta ativado? Eu perguntei ao CHATGPT e ele me disse que fazer BKP com o Onedrive nao faz diferenca para ativar o ESU do Windows 10.
Na página do Windows Update nas configurações do sistema, no canto superior direito deve aparecer uma mensagem dizendo que o teu sistema está cadastrado no suporte estendido. Não lembro as palavras exatas, mas é algo nessa linha.
Ja chegou a aparecer a tela para cadastrar a maquina no ESU.
E pede para colocar a conta da Microsoft. Dizem que tem como pagar ou fazer um BKP no One Drive e ativar o ESU sem custo. Mas eu queria confirmar se realmente esta ativado o ESU no Windows 10. Mas creio que so deve aparecer depois que o suporte terminar em 14 de Outubro desse ano. Agradeço pela resposta!
Não, já deve aparecer a mensagem de imediato. Eu fiz esse procedimento (sincronizando a conta da microsoft/one drive) aqui em uma máquina virtual e deu tudo certo. Talvez seja preciso reiniciar, mas a mensagem de que o ESU está ativado aparece de imediato na página do Windows Update.
Então, o meu problema maior e ficar refem do Windows na maquina.
Pois toda vez que eu instalo o Linux como sistema principal ela da pau.
Trava e Reinicia aleatoreamente com mensagem de erro, Erro de HW (MCE)
Dizem que e um problema que meu processador tem com o Kernel Linux. E eu tenho que ficar configurando o Grub para que ele minimize o problema. mas nao adianta!! Dizem que tem como configurar a BIOS para que a maquina nao faça isso com o LINUX. mas a BIOS e super limitada. e nao tem muito o que fazer. ou trocar o processador por um mais novo. acontece que a DELL nao tem mais atualizacao e nem a Placa Mae suporta mais processadores alem do que esta instalado. so suporta os Ryzen de 1 Gen. o ideal seria o Ryzen de 2gen. mas nao suporta. entao eu tenho que ficar infelizmente refem do Windows 10. tentei instalar o Windows 11 e nao instala nem a pau. da erro na instalacao. mesmo pulando os requisitos minimos. liguei uma vez para o suporte da DELL e eles se recusam a dar pois minha maquina nao tem garantia mais. Gostaria muito de trocar o meu PC. apesar de que ela ainda funciona bem para eu preciso. Eu ate ja consegui instalar o Windows 11 nela. so ate o 23H2. depois nao instala mais. nem que eu use programas para burlar os requisitos. muitos youtubers falam que tem como instalar o Windows 11 em qualquer PC mesmo nao suportando. mas nao adianta!!! ja tentei e nao consigo. Por isso eu perguntei se tem como eu saber se o ESU esta ativado.
Qual é o modelo exato do Dell e do processador ? Tentou atualizar o Bios para a última versão ?
Ja resolvi o problema!! O Modelo e um DELL Inspiron 5675 AMD Ryzen 5 1400.
Nao tem mais atualizacao de BIOS. ja esta na ultima versao!!
Qual foi a solução? Seria bom deixar aqui disponível para pesquisas futuras.
Desativei o MCE no Kernel.
Foi me dito que o MCE na MAQUINA em questao poderia ser um alarme falso.
Entao, me passaram o parametro mce=off para desativar o MCE no kernel.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.